23 de fevereiro de 2012

Mensagem do Padre Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,
Iniciamos, nesta semana, o tempo da Quaresma, época de conversão e de misericórdia. Neste período devemos "rasgar" nosso coração e nossas vestes, nos despir de todo orgulho e, com humildade, deixar-nos reconciliar com Deus, como nos diz a belíssima liturgia desta Quarta-feira de Cinzas – celebração que marca o início deste tempo.
Gostaria de ressaltar que a Quarta-feira de Cinzas é um dia de jejum e abstinência, dia santo de guarda devocional, ou seja, deve brotar no coração de todo cristão o anseio por participar da Santa Missa e receber as cinzas como sinal externo do que o espírito vive: oração, jejum e caridade.
O Código de Direito Canônico (cân. 1246) elenca todos os dias santos de guarda. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para facilitar o cumprimento do preceito, transferiu algumas festas para o domingo, com a aprovação da Santa Sé. Os dias são estes: Santa Maria Mãe de Deus (01 de janeiro); São José (19 de março); Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi (data entre maio e junho, na 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade); Imaculada Conceição de Maria (08 de dezembro) e Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo (25 de dezembro). As festas que foram transferidas para o domingo são: Epifania (originalmente comemorada em 06 de janeiro); Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo (originalmente comemorada em 12 de maio); Assunção de Nossa Senhora (originalmente comemorada em 15 de agosto); Santos Apóstolos Pedro e Paulo (originalmente comemorada em 29 de junho) e Todos os Santos (originalmente comemorada em 01 de novembro).
Dai-nos Senhor a graça de viver uma santa Quaresma. 
Deus abençoe você!
Padre Reginaldo Manzotti

22 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca é a campeã do carnaval carioca 2012

Em disputa apertada, escola da Zona Norte ganhou o título pela 3ª vez.
Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá foram rebaixadas.

Unidos da Tijuca foi eleita a campeã do carnaval carioca nesta quarta-feira (22). A escola da Zona Norte é a vencedora pela terceira vez em sua história após uma acirrada disputa na apuração do Grupo Especial que aconteceu nesta tarde na Sapucaí. Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá foram rebaixas para o Grupo de Acesso A. O desfile das campeãs acontecerá no dia 25 de fevereiro (sábado).

 

A agremiação, campeã em 1936 e 2010, apostou mais uma vez na criatividade do carnavalesco Paulo Barros, famoso por trazer inovação para a Passarela do Samba. A escola trouxe vaqueiros, sanfonas e baião para celebrar Luiz Gonzaga, que completaria cem anos em 2012 se estivesse vivo.
O enredo teve o título de "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão". A Tijuca alcançou 299,9 pontos, somente 0,2 a frente da Salgueiro.
Líder o tempo inteiro
Treze agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro disputaram o título de campeã do carnaval. Quarenta jurados avaliaram dez quesitos: mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, conjunto, evolução, alegorias e adereços, comissão de frente, harmonia, bateria, enredo e samba-enredo. (G1)

 

19 de fevereiro de 2012

Novo termo irá tirar definitivamente sacolas dos supermercados


 Shutterstock


A partir do dia 4 de abril, nenhum supermercado oferecerá sacolas descartáveis, sejam plásticas ou biodegradáveis. O documento foi assinado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidos (Procon) e o Ministério Público do Estado.

“O ministério público e o procurador do meio ambiente entendem que a sacola descartável é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Qualquer tipo de sacola descartada é prejudicial”, afirma o gerente de comunicação da APAS, Joaquim Ferreira.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) garante ao consumidor que não traz a sacola reutilizável de casa, receber, apenas pelos próximos dois meses, uma opção gratuita do supermercado. O período de dois meses serve como forma de adaptação para a mudança de hábito.

Em abril, caso algum supermercado não respeite o termo, poderá haver fiscalização e multa diária de R$ 25 mil.

No dia 15 de março, o termo também obrigará as redes de supermercado a fornecerem, gratuitamente, aos consumidores que comprarem no mínimo cinco produtos, uma sacola reutilizável. A partir desta data, os varejistas também deverão trocar estas sacolas novas, sem custos, caso sejam danificadas. (Globo Rural)

Tijuca vai viajar por lugares que foram inspiração para Luiz Gonzaga

O Rei do Baião e todas as suas inspirações serão lembradas no desfile.
Escola da Zona Norte será a penúltima a desfilar, na segunda-feira (20).

 Depois de viajar pelo cinema em 2011, a Unidos da Tijuca, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, promete fazer um novo passeio no carnaval deste ano, mas dessa vez, os lugares visitados serão os cenários que serviram de inspiração para Luiz Gonzaga. Reis e rainhas vão convidar o público a visitar lugares como Vale do São Francisco ao som da sanfona e do baião.

Com o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, do carnavalesco Paulo Barros, a amarela e azul da Zona Norte vai celebrar e consagrar o Rei do Baião e o nordeste brasileiro, a inspiração dele. Barros fez um convite a todos os monarcas do mundo para participar dessa festa que termina com uma coroação na Avenida.

 

“A gente buscou um caminho que não foi o caminho biográfico. A gente criou um enredo em comemoração aos 100 anos dele, e essa festa será celebrada em forma de coroação. A Tijuca prepara um grande cerimonial para receber todos os monarcas do mundo inteiro, inclusive do Brasil, para estarem presentes nesta cerimônia”, explicou o carnavalesco Paulo Barros.
De acordo com Paulo Barros, o público vai percorrer um caminho onde vai conhecer toda a cultura nordestina e todas as inspirações que Luiz Gonzaga cantou ao longo da vida, como o sertão nordestino, o rio São Francisco, as lavadeiras e a festa do vaqueiro. No fim do desfile, o carnavalesco da Tijuca promete, com muita festa e alegria, a coroação do Rei do Baião.
Unidos da Tijuca (Foto: Editoria de Arte/G1)
“Esses convidados serão recebidos na Avenida e vão percorrer um caminho que envolve todo o universo que Luiz Gonzaga cantou. Eles serão levados ao longo da escola, dentro de cada um dos setores e eles vão vivenciar aqueles momentos e toda a riqueza que ele cantou em suas músicas. No final teremos uma grande homenagem ao Rei do Baião”, completou.

Além do “Velho Chico”, o sertão nordestino, a Festa do Vaqueiro e as lavadeiras, serão alguns dos temas que vão compor os sete carros alegóricos da Tijuca. Para conquistar o segundo título, o último foi em 2010, com o enredo “É segredo”, também de Paulo Barros, a escola vai levar para a Avenida 3,6 mil componentes, divididos em 33 alas.

  •  
Alegorias da Unidos da Tijuca (Foto: Rodrigo Vianna/G1) 
Esculturas de cangaceiros ganham forma no
barracão da Tijuca  (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
Gangorras e carrosselSempre muito aguardada na Avenida, a Tijuca promete mais uma vez chamar a atenção do público com alegorias que ganham vida no desfile. No barracão da escola, na Cidade do Samba, o que se vê são alegorias luxuosas, grandes e com a cara do Nordeste, mas o carnavalesco, conhecido por dar uma nova "cara" ao carnaval, garante: vem surpresa por aí.

Para quem já levou componentes de ponta cabeça e bateria em cima de um carro alegórico, pensar nas novidades de Paulo Barros é quase um enigma a cada carnaval. Como no enredo campeão de 2010, os carros são mantidos em segredo, no entanto, o carnavalesco adiantou alguns detalhes. Segundo ele, o terceiro carro, que vai representar o mercado de artesanato, virá com componentes em 11 gangorras. A alegoria é toda e tons de barro.

“Eu tenho alegorias baseadas no conceito que eu trabalho sempre, às vezes estático, às vezes de movimento, com carrossel, gangorras, eu tenho carro que tem muita gente e outro que não tem praticamente ninguém. A gente pegou os cenários que nos consideramos importantes e vamos leva-los para a Avenida através das alegorias, e o setor que vai falar sobre o artesanato é um deles”, disse Paulo Barros.

Roupas de reis vão se transformar na AvenidaDurante a viagem que a Unidos da Tijuca que propor com o seu desfile, as roupas dos reis e rainhas vão se transformar, adaptando-se à cultura local: “Na medida que esses convidados percorrem esses caminhos eles vão assimilando nas suas próprias vestimentas todo esse universo. Então você vai ver toda a Tijuca vestida de nobre, mas também com palhas e rendas”, adiantou Barros.

Outro destaque do desfile da Unidos da Tijuca neste ano ficará por conta da bateria comandada pelo mestre Casagrande. Para embalar o enredo sobre o Rei do Baião, os ritmistas prometem ousar misturando o forró com as famosas paradinhas. À frente dos músicos virá a rainha Gracyanne Barbosa, que fará a sua estreia na agremiação. A morena virá fantasiada de assum preto, pássaro nordestino que foi homenageado por Luiz Gonzaga, em canção de mesmo nome.

E é nesse clima de festa junina regada a muito baião e quentão, que a Unidos da Tijuca pretende entrar na Avenida, na noite de segunda-feira (20), entre 1h20 e 2h28 , sendo a penúltima escola do dia. O carnavalesco manteve o segredo sobre a fantasia do casal de mestre-sala e porta-bandeira Marquinhos e Giovana. O samba ficará sob a responsabilidade do intérprete Bruni Ribas. (G1)

Chuva no Sertão: A esperança se renova


Os agricultores estão felizes com a volta das chuvas, acreditando que podem recuperar o tempo perdido com a falta das chuvas no mês de dezembro e inicio de janeiro. O clima mudou a rotina dos sertanejos, os olhos brilham de felicidades, as lágrimas escorem gota a gota como a chuva que caem sobre o solo nordestino na grande esperança de dias melhores, feliz por saber que a angústia vai amenizar os momentos passados com a falta d'água para o rebanho, a família e as lutas diárias.    

 É festa no campo. Quem anuncia é o batido da enxada. Chegou a  tão esperada e desejada chuva pelo agricultor (em extinção) e molhou a àrida terra do sertão. Encheu um mar de esperança  de bom inverno  nordestino e levantou o homem do campo mais cedo para bater a enxada e sair com a família para o roçado para cavar a cova (rasa) , plantar sua esperança de fartura e sonhar com melhores dias. Milho, feijão, arroz, ah, e a melancia cortada no roçado!
                            
Pena que, hoje, se levarmos em conta o "antigamente" , temos poucas enxadas trabalhando! O som das enxadas quase que emudeceu em nossa região. São poucos os agricultores que ainda cultivam a terra. Quando chovia, o batido da enxada ecoava por todo sertão, serras e corações de sertanejo! Hoje, elas estão quase que caladas.



 Chuva No Sertão Regina Basilio
Donaldo Santos Jr.

Depois que a chuva cai no meu sertão.
Os pássaros cantam alegres Que emoção...
Agradecendo ao Criador,
Por trazer esta água abençoada,
Brotando com toda força a invernada...
As árvores agradecem e presenteiam nos com sua flor
Que vão brotar novos frutos com sabor,
Alimentando a bicharada
Matando a fome no sertão,
Fazendo brotar vida de montão...
Chuva
Cai abençoada,
Molha nossa terra arada,
Faz essa semente
Brotar frutos para a vida,
Faz a nossa gente mais feliz...