1 de setembro de 2012

MEIO AMBIENTE: Questão ambiental ainda é pouco debatida por candidatos

mbora os brasileiros tenham vivenciado um ano marcado pela realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), pelo debate sobre o uso de sacolas plásticas e por planejamentos municipais voltados a ações sustentáveis como o fim dos lixões e a coleta seletiva de resíduos, ainda não é o atual processo eleitoral, iniciado há cerca de um mês, que posicionará a questão ambiental no centro dos debates políticos.

A despeito do espaço que o tema tem conquistado na agenda do país, nem os programas partidários eleitorais ou os eleitores consideram o meio ambiente uma área prioritária para a definição do voto na opinião de alguns especialistas.

“Dados os altos índices de poluição, devastação florestal, mudança climática etc. [o meio ambiente] somente vai adquirir centralidade para a população quando questões que afetam seu cotidiano estiverem mais bem solucionadas”, afirmou Rachel Meneguello, professora do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Campinas (Unicamp).

Os programas partidários continuam voltados para os temas que estão no topo do ranking de preocupações apontadas pelos eleitores em pesquisas de opinião. “Em um cenário em que o poder público não consegue dar conta de questões básicas, medidas como o fim das sacolas plásticas têm pouca adesão, porque se sabe que é uma medida muito parcial, e sua implantação afeta o cotidiano da maioria das pessoas, que não recebeu alternativa para dar conta, por exemplo, de parte do lixo doméstico”, acrescentou.

O resultado pode ser confirmado com o acompanhamento dos primeiros programas eleitorais apresentados pelos partidos. “Em São Paulo, todos os candidatos concentram a temática em problemas de saúde ou transporte, refletindo as reivindicações básicas do eleitorado para o Poder Público”, disse a professora, ao acrescentar que esses temas só deixarão de ser dominantes quando tiverem sido solucionados para a maioria da população.

Por outro lado, ainda há pouco investimento em uma política de educação e mudanças de hábitos que possa sustentar medidas importantes nessa direção. Algumas pesquisas sobre hábitos com relação ao meio ambiente mostram que as pessoas têm informação sobre os materiais que poluem o ambiente, mas a reciclagem ainda não atingiu números satisfatórios, devido à falta de tempo das pessoas, a falta de motivação e a falta de coleta seletiva no município.

Na semana passada, representantes da organização não governamental SOS Mata Atlântica lançaram, no Congresso Nacional, um projeto para atrair o comprometimento de candidatos com a área. Denominado Plataforma Ambiental 2012, o documento reúne os principais pontos da agenda socioambiental, que devem ser discutidos, respondidos e solucionados pelos dirigentes do país, como a implantação da Política Municipal de Meio Ambiente e o Sistema Municipal de Informações sobre Meio Ambiente, além da identificação de áreas de preservação permanente (APPs).

“Nunca ouvimos tanto falar em sustentabilidade, mas sustentabilidade para quem? Muita gente está falando sem saber sequer o que é. Tem gente prometendo coisas que não vai acontecer porque sequer é competência do vereador ou do prefeito”, alertou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Além de atrair o comprometimento de políticos, a proposta é que o documento também seja usado pelos eleitores para acompanhar e avaliar seus candidatos, sob pelo menos cinco áreas de ação, como medidas voltadas ao desenvolvimento sustentável, clima, educação, saúde e saneamento básico.

“O candidato pode aderir, e o eleitor também pode levar a plataforma para o candidato e virar uma espécie de avalista desse candidato para ver se é promessa política ou fato”, acrescentou Mantovani.
FONTE: Agência Brasil/N10

'Mudar os hábitos foi determinante', avalia mineira após eliminar 22 kg



Com a ajuda de uma nutricionista, Paola emagreceu 22 kg (Foto: Arquivo pessoal) 
Com a ajuda de uma nutricionista, Paola
emagreceu 22 kg (Foto: Arquivo pessoal)
Todo mundo sabe que emagrecer não é fácil, mas isso se torna ainda mais difícil para quem tem dificuldade para mudar os hábitos e o estilo de vida. Para a fisioterapeuta Paola Mendonça Fernandes, de 24 anos, essa mudança foi determinante para perder 22 kg em 8 meses.
”Durante o processo do regime, eu não comia nada calórico e isso me deixava estressada”, lembra a mineira, que mora em Contagem.
Com uma filha pequena em casa e as dificuldades da dieta, essa mudança de humor ficou ainda mais incontrolável. “Um dia, eu fiquei tão nervosa que ataquei um lanche de fast food. Mas, depois que eu comi, eu vi que não precisava ter feito aquilo. Fiquei com peso na consciência”, conta.
O excesso de peso veio depois da gravidez, quando Paola tinha 21 anos. Durante a gestação, ela chegou a engordar 30 kg. “Fiquei com 95 kg. Eu tentava fazer dieta e não conseguia de jeito nenhum”, diz. Mas, um ano e meio depois do nascimento da filha, ela conheceu seu atual namorado, que a indicou uma nutricionista para ajudá-la a emagrecer.
“Quando eu visitei a nutricionista, eu estava com 89 kg. Então, ela montou uma dieta para mim associada a suplementos alimentares e eu comecei a fazer academia”, conta. É importante alertar que essa suplementação só pode ser recomendada por médicos ou nutricionistas. No caso de Paola, a nutricionista receitou suplementos de proteína, para ajudá-la a se recuperar dos treinos na academia.
Após emagrecer, ela teve melhora na saúde e não sentiu mais dor nas articulações e nas costas (Foto: Arquivo pessoal)Após emagrecer, ela teve melhora na saúde e não sentiu mais dores nas articulações e nas costas (Foto: Arquivo pessoal)
Com a nova alimentação, a adoção de atividades físicas e a consciência de que ela não podia desistir, o resultado não demorou a aparecer, principalmente na saúde. “Por causa do excesso de peso, eu sentia muitas dores nas articulações dos joelhos, nas costas e hoje eu não sinto mais nada”, conta a jovem.
Aprendi a sentir prazer na comida saudável"
Paola Mendonça Fernandes
Ela, que antes comia de tudo, beliscava em qualquer horário e abusava do refrigerante, passou a se alimentar melhor e em intervalos de 3 horas.
“Quando eu faço comida em casa, uso pouco óleo e pouco açúcar. Além disso, só tem arroz integral, carnes grelhadas e opções mais saudáveis”, diz Paola, que levou esses hábitos alimentares também para a filha. “Ela segue muito da minha alimentação. Em casa, não tem biscoito recheado e não faço fritura. Acabamos nos acostumando”, avalia.
Até para as visitas que recebe em sua casa, ela prepara pratos menos calóricos. “Aprendi a preparar refeições gostosas. Eu coloquei na minha alimentação coisas que eu achava gostosas e foi mais fácil de acostumar. Aprendi a sentir prazer na comida saudável”.
A atividade física e a alimentação saudável virou parte da rotina da mineira (Foto: Arquivo pessoal)A atividade física e a alimentação saudável virou parte da rotina da mineira (Foto: Arquivo pessoal)
Agora, com 67 kg, 22 kg a menos do que ela estava na primeira visita à nutricionista, ela se sente melhor e mais disposta para as atividades do dia a dia. “Eu comecei a trabalhar há pouco tempo. Abri uma clínica de estética e pretendo abrir um programa de emagrecimento para ajudar outras pessoas”.
O segredo, segundo Paola, é estabelecer metas pequenas durante o regime. “Se você for pensar no tanto de peso que falta perder, você enlouquece”, avalia. “Tem que pensar no lado bom e nas conseqüências positivas que isso vai te trazer e administrar isso para manter o ânimo”, recomenda (G1)

Anatel convoca voluntários para medir qualidade da internet no País


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está convocando voluntários de todos os estados da Federação para contribuir com o projeto de medição da banda larga no País. Os selecionados ajudarão a melhorar a internet no Brasil e receberão, gratuitamente, um equipamento que permitirá medir a qualidade da conexão.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.brasilbandalarga.com.br. Serão selecionados, entre os usuários cadastrados, mais de 12 mil voluntários. Quem não for escolhido agora, pode ser sorteado em uma próxima etapa do projeto. Anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.
As medições permitirão a avaliação das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com mais de 50 mil acessos: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponível no portal, bastando, para isso, informar dados pessoais e do serviço contratado. Não há data limite para o cadastro de voluntários. Funcionários das empresas analisadas não poderão participar do projeto.
Os selecionados não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Os voluntários receberão um aparelho batizado de whitebox, que fará a medição ao ser conectado ao modem/roteador de cada residência ou empresa. A aferição nos equipamentos instalados nos computadores será diária e ininterrupta. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.
Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá um relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa. (De agências Carlos Britto))

31 de agosto de 2012

População brasileira chega a quase 194 milhões, estima IBGE

Em 1º julho deste ano, a população brasileira alcançou 193,9 milhões de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada hoje (31) pelo Diário Oficial da União.
Segundo a projeção, a população cresceu 1,57 milhão (0,81%), em relação a julho de 2011. Pela projeção, o estado de São Paulo é o mais populoso, com 41,9 milhões de pessoas (21,6% do total de habitantes do país).
Depois de São Paulo, Minas Gerais é a unidade da Federação mais populosa (19,8 milhões), seguida do Rio de Janeiro (16,2 milhões), da Bahia (14,1 milhões), do Rio Grande do Sul (10,7 milhões), Paraná (10,5 milhões), de Pernambuco (8,9 milhões) e do Pará (7,7 milhões).
A divulgação das estimativas populacionais está prevista em lei, e os dados estatísticos são usados para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos do governo federal, além de servir de parâmetro para a repartição de recursos das políticas públicas e para a distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. (do Diário de Pernambuco/Carlos Britto)

Grito dos excluídos pedirá Estado a serviço de todos

A 18ª edição do Grito dos Excluídos, que ocorrerá de 1º a 7 de setembro em todo o país, irá questionar se o Estado está atendendo ao interesse geral dos cidadãos. Com o lema "Um Estado a Serviço da Nação, que Garanta Direitos de Toda a População", movimentos e pastorais sociais promoverão manifestações, como marchas, romarias, vigílias, panfletagens, e passeatas.

“Se todos somos iguais perante a lei, o Estado deveria garantir isso”, disse dom Guilherme Antonio Werlan, presidente da comissão episcopal Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “O Brasil já nasceu um Estado que serve a interesses particulares. E nós temos que mexer na estrutura deste Estado”, acrescentou.

Além do tema principal, o Grito dos Excluídos também abordará a violência contra os jovens, a corrupção, as implicações das obras preparativas para a Copa do Mundo e a construção de barragens na Região Norte do país.

“Nós do Movimento dos Atingidos por Barragens [MAB] estamos discutindo a energia elétrica. Para que se produz energia elétrica no Brasil e para quem? A quem essa energia vai servir? Os benefícios dela serão para o conjunto da população brasileira ou serão para algumas corporações nacionais e internacionais?”, perguntou Iury Charles Paulino, do movimento de Belo Monte.

O Grito dos Excluídos é organizado pela Pastoral Social da CNBB, pela Comissão Pastora da Terra (CPT), e movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Ameaçados por Barragens (Moab), MAB, pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e pela Assembleia Popular.
Fonte: Agência Brasil/N10



30 de agosto de 2012

LOTERIAS: Apostador do PR acerta a Quina e leva R$ 456 mil

Um apostador de São José dos Pinhais (PR) acertou as dezenas da faixa principal do concurso 2.983 da Quina realizado na noite desta quinta-feira (30) em São Paulo (SP). O ganhador levará um prêmio de R$ 456.059,11.

A quadra saiu para 94 apostadores (prêmio de R$ 3.465,49) e o terno, para 4.581 apostadores (prêmio de R$ 101 58). A estimativa de premiação para o próximo concurso, que ocorre nesta sexta-feira (31), é de R$ 400 mil. Os números sorteados foram: 11 - 21 - 41 - 71 - 79.
Fonte: Agência Estado

SALÁRIO: Militares terão aumento de 30%, parcelado em três vezes

Os militares terão 30% de reajuste salarial, a partir de primeiro de março de 2013. Ao contrário do que desejava a categoria, que queria um aumento maior na primeira parcela, já que consideram que seus salários estão muito defasados em relação às demais carreiras de Estado, o reajuste será parcelado igualmente em três vezes. Serão pagos em primeiro de março de 2013, 2014 e 2015. O aumento será linear para todos os postos.

O anúncio foi feito pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na tarde de ontem. A ministra explicou que algumas categorias, como os militares, estavam recebendo aumentos diferenciados, reconhecendo que seus salários estavam defasados. Ao final dos três anos de reajustes concedidos, o impacto na folha de pagamentos será da ordem de R$ 12,5 bilhões.

Inicialmente, os estudos enviados pelo Ministério da Defesa ao Planalto, pediam reajustes na casa de 45%. Embora reconhecendo que os militares precisavam ser contemplados com aumentos diferenciados, a presidente Dilma Rousseff e a área econômica consideravam a reivindicação acima das possibilidades das contas públicas.

Uma das maiores dificuldades de concessão de reajuste para os militares, de acordo com integrantes do governo, é o peso da folha de pagamentos desta categoria. O orçamento do Ministério da Defesa para 2012 é de R$ 64,794 bilhões. Deste total, 69,9% que correspondem a R$ 45,297 bilhões, vão para pagamento de pessoal e encargos. Dos cerca de R$ 45,3 bilhões destinados só a pessoal, R$ 28,5 bilhões representam o pagamento de inativos e pensionistas. Ou seja, os inativos representam 62,9% da folha de pagamentos e o pessoal da ativa, com R$ 16,8 bilhões, representa 37,1%

Fonte: Agência Estado

Secretário-geral da Fifa diz que melhorou o ritmo das obras nos estádios da Copa

O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, elogiou nesta quinta-feira (30) o ritmo das obras nos estádios brasileiros. Ele reafirmou a confiança de que tudo estará pronto para a Copa de 2014. Valcke participou de entrevista no Rio, ao lado do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.

“Muito trabalho está sendo feito. Antes estava difícil e devagar, mas agora está depressa, até pela aproximação do evento. Não tem nenhum estádio que esteja na zona crítica, nenhum com sinal vermelho. Nós ainda temos que monitorar o estádio do Recife para a Copa das Confederações, mas a decisão será tomada na primeira semana de novembro”, disse o secretário-geral da Fifa, que inspecionou nesta semana as obras dos estádios de Manaus e Cuiabá.

Valcke elogiou os esforços feitos pelos municípios. “As 12 cidades-sede estão totalmente engajadas para utilizar a Copa como motivação e criar novos programas de mobilidade e possibilitar a construção de novos hotéis”.

O presidente da CBF ressaltou que o importante é o legado que a competição deixará para o país, mas ressaltou que sua maior preocupação é acertar o time da seleção brasileira. “O mundo terá oportunidade de ver que o brasileiro possui capacidade de realizar uma grande Copa do Mundo. Em relação à construção das arenas, eu sempre estive tranquilo. O que me preocupa é a construção de uma grande Seleção Brasileira”, disse Marin.
.
Também presente à entrevista, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, demonstrou confiança de que os estádios e a infraestrutura de mobilidade estarão prontos até o início da competição. “Temos certeza de que todas as obras essenciais estão com um bom ritmo de andamento e estarão prontas a tempo de atender a Copa do Mundo”.

As próximas cidades-sede a serem inspecionadas pela Fifa serão Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As visitas deverão ocorrer a cada seis semanas. Também participaram entrevista os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, que integram o Comitê Organizador Local da Copa de 2014.

Série A: Sport arranca empate diante do Flamengo mas continua no Z4

Num jogo em que mostrou mais organização tática que seu adversário, o Sport arrancou um bom empate por 1x1 diante do Flamengo, nesta quinta-feira (30), no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O resultado poderia ser melhor se o time da Ilha acertasse mais o passe final. No próximo domingo, os rubro-negros recebem o Santos, no Recife.

O Sport não postou-se em seu campo defensivo nos primeiros minutos. Pelo contrário, procurou marcar o Flamengo do meio de campo para frente, uma boa estratégia que deixou o artilheiro Vágner Love isolado. O time pernambucano só pecou na afobação para armar as jogadas, pois seus meias queriam fazer a bola chegar rápido demais ao ataque.

Só que os leoninos também encontraram um time bem postado em campo. O Flamengo marcava forte e procurava explorar o jogo pelos lados do campo. Numa primeira investida pela direita, Leonardo Moura cruzou e Negueba cabeceou para fora. Na segunda tentativa, pela esquerda, o gol saiu. Thomás cortou da lateral para o meio e rolou para Ibson na altura da meia-lua. O camisa 7 chutou forte, no canto direito, sem defesa para Magrão.

Por alguns minutos, o time mostrou o nervosismo de outros jogos quando tomou o gol de frente. Mas conseguiu se reequilibrar logo e arrancar o empate com uma grande jogada de Moacir e a ajuda da trave. Hugo recebeu no lado esquerdo do volante e chutou cruzado. A bola bateu na trave e nas pernas de Felipe Azevedo, que entrava de carrinho: 1x1. O jejum de ste jogos sem gol chegava ao fim.

O empate refletia o equilíbrio no momento. E equilíbrio ilustrado por muitos passes errados, jogadores correndo mais que a bola e pouquíssimo trabalho para os goleiros. Tanto Sport quanto Flamengo não jogavam agrupados. Assim, eram obrigados a jogar no passe longo, o que facilitou as duas defesas. Aí, melhor para quem atua fora de casa.

O time leonino voltou para o segundo tempo com a mesma formação e mesma aplicação tática do final do primeiro. Tanto que o primeiro lance de perigo foi do Sport. Aos seis minutos, Hugo fez grande jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Felipe Azevedo apareceu e completou para fora.

Vendo seu time impotente, o técnico Dorival Júnior fez uma mudança ousada. Tirou o volante Cáceres para acionar o atacante Liédson. É verdade que o time ficou com mais gente na frente. Mas abriu-se um buraco no meio de campo que facilitou a vida de Moacir. Quase todas as jogadas saíram dos pés do camisa 28 ao ponto de permitir que Hugo ficasse mais próximo dos atacantes.

O Sport mudou a dupla de ataque, assim como fizera no clássico contra o Náutico. Entraram Henrique e Gilberto nos lugares de Felipe Azevedo e Gilsinho. Os pernambucanos continuaram melhores, com mais posse de bola. Faltava acertar o passe final. Para corrigir seu erro, Dorival sacou Negueba para reforçar o meio de campo com Botinelli.

A alteração melhorou um pouco o time da casa. Se não conseguiu encurralar o Sport, ao menos tirou a equipe de cinza de perto de sua área. Aos 27, Leo Moura cruzou da direita e Liédson bateu de voleio. Magrão apareceu bem para defender. A resposta do Sport poderia ser mais contundente se a assitente Tatiana Freitas não marcasse um impedimento de Hugo de forma equivocada aos 32 quando o jogador do Sport entrava sozinho na área.

O Flamengo respondeu instataneamente. Adrian rolou para Botinelli chutar cruzado. Magrão cresceu na frente dele e salvou a pele do Sport mais uma vez. A essa altura, os cariocas já rondavam perigosamente a área dos leões. Também contribuiu a queda de rendimento de Hugo, visivelmente cansado e sem condição de dar sequência a uma jogada.

Nos últimos minutos os dois times procuraram a vitória mais no desespero do que na técnica. Assim, facilitaram a vida das duas defesas. O Sport ainda teve uma dose de sofrimento extra nos acréscimos após a expulsão de William Rocha aos 44 por entrada forte em Leo Moura.

Ficha do jogo:

Flamengo: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, Marlon e Ramon; Víctor Cáceres (Liédson), Luiz Antonio, Ibson e Thomás (Adrian); Negueba e Vágner Love. Técnico: Dorival Júnior.

Sport: Magrão; Cicinho, Diego Ivo, Edcarlos e William Rocha; Renan (Tobi), Rithely, Moacir e Hugo; Felipe Azevedo (Henrique) e Gilsinho (Gilberto). Técnico: Waldemar Lemos.

Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Árbitro: Ricardo Marques (Fifa-MG) Assistentes: Alessandro Matos (Fifa-BA) e Tatiana Freitas (Fifa-RS). Gols: Ibson, aos 13; Felipe Azevedo, aos 20 do primeiro tempo. Cartões amarelos: Vágner Love, Rithely e Henrique. Expulsão: William Rocha.

Sport (Recife) X Flamengo audio AO VIVO


Sport (Recife) 1 X 1 Flamengo
(Em andamento 2º tempo) 

Calendário: DEBATES NA RÁDIO A VOZ DO SÃO FRANSCISCO


A Rádio A Voz do São Francisco vem realizando grades debates com candidatos a prefeito(a) de vários municípios do Vale do São Francisco e Araripe vejamos as datas dos próximos debates.

LAGOA GRANDE/PE............................ 05 (QUARTA) DE SETEMBRO DE 2012
SANTA CRUZ/PE................................. 10 (SEGUNDA) DE SETEMBRO DE 2012
DORMENTES/PE...................................17 (SEGUNDA) DE SETEMBRO DE 2012
AFRÂNIO/PE......................................,.. 29 (SEGUNDA) DE SETEMBRO DE 2012
PETROLINA/PE.................................. 01 (SEGUNDA) DE OUTUBRO DE 2012

Acompanhe aqui no BLOG GTS Art a serie de Debates com os prefeituraveis  através da Rádio A Voz do São Francisco a sua Emissora Rural.  

Jovem atacante juazeirense pode fazer estreia no time profissional do Flamengo hoje à noite

Depois de Daniel Alves, os juazeirenses poderão ter a oportunidade de ver nesta quinta-feira (30) a estreia de mais um filho da terra no futebol de elite do país.
Trata-se de Nixon (na foto de uniforme preto), um jovem atacante do Flamengo (RJ) de apenas 20 anos, que foi relacionado pelo técnico Dorival Júnior para a partida de hoje, às 21h, contra o Sport Recife.
Nixon já vinha treinado entre os juniores do time carioca, e aguardava uma chance no profissional.
Joel Santana, antecessor de Dorival, não deu a devida atenção ao garoto, mas o atual técnico do Flamengo decidiu promover Nixon ao elenco profissional, para a alegria dele e de sua família, em Juazeiro. Agora, é aguardar a chance de entrar em campo. (Carlos Britto)

Servidores administrativos da Polícia Federal retomam as atividades na sexta-feira


Os servidores administrativos da Polícia Federal também decidiram aceitar o reajuste oferecido pelo governo de 15,8%, parcelados em três anos, a partir de 2013. Após assembleia ocorrida na manhã desta quarta (29), os trabalhadores concordaram em acabar com o movimento grevista e retornar ao trabalho na próxima sexta-feira (31).
Em nota, o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (Sinpecpf), informou que com a decisão “todo o suporte à atividade policial será retomado, assim como o serviço prestado em setores de atendimento ao cidadão, tais como emissão de passaportes, controle migratório e de entrada e transporte de produtos químicos em território nacional”.A categoria estava em greve desde o dia 15 deste mês.
O comunicado destacou ainda que o aumento oferecido pelo governo prevê reajustes em valores fixos para a categoria, conforme escolaridade exigida para os diversos cargos, durante os próximos três anos.
 Os servidores com cargos de nível superior terão reajuste de R$ 1 mil (24,8% para o início de carreira e 14,28% para o final). Os salários dos trabalhadores com nível intermediário subirá R$ 930 (27,96% para o início de carreira e 24,24% para o final). Cargos de nível auxiliar terão acréscimo de R$ 630 (27,31%).
A categoria continua com a luta pela condição de igualdade com carreiras administrativas como as das agências reguladoras ou a da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que “exercem atividades semelhantes”. A retomada do debate sobre essa reivindicação será feita na segunda quinzena de setembro, de acordo com o sindicato.
Apesar de ter aceitado a proposta de reajuste, a entidade ressaltou em nota que o “estado de vigília” permanece. “Sairemos da greve, mas nossa intenção é firmar um cronograma com o governo para negociar a reestruturação. Caso o governo descumpra prazos, faremos manifestações pontuais”, diz o comunicado.
Em contrapartida, os agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal mantêm a greve e recusaram a proposta do governo. Segundo a Federação Nacional dos Policias Federais (Fenapef), os rumos da greve ainda não foram definidos. Por enquanto, os únicos serviços prestados mantidos são em segurança de instalação, custódia de presos e emissão de passaportes emergenciais. (Bruno Morais

STF: Barbosa refuga nomes 'desse mundinho de Brasília'

 O ministro Joaquim Barbosa já definiu uma de suas primeiras 'missões' na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), que assume em novembro: abrir discussão com a presidente Dilma Rousseff sobre os critérios de nomeação dos próximos ministros da corte. Ele diz que está 'extremamente preocupado' com as substituições Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Celso de Mello, que se aposentam em breve. A informação é de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Ela acrescenta:
''Barbosa diz que vai propor a Dilma a indicação de nomes 'de fora desse microcosmo de Brasília, desse mundinho em que ministros vêm sendo escolhidos ultimamente'. Defende que os indicados para o Supremo sejam 'desvinculados dos interesses da máquina estatal e dos interesses privados' de grandes bancas de advocacia. 'O importante não são os nomes e sim os critérios da escolha, com uma consulta completa, ampla e de alto nível.'
 

Representante do PT de Santa Filomena (PT) alerta eleitorado contra suposta compra de votos


Preocupada com o andamento da campanha municipal no município de Santa Filomena (PE), sertão do estado, a representante do PT local, Isabel Cristina Jacinto, chama atenção da justiça eleitoral e, principalmente do eleitorado, para ficar atento e denunciar qualquer tentativa de compra de votos.
Confiram o artigo dela:
O Partido dos Trabalhadores de Santa Filomena é contra a COMPRA DE VOTOS, essa prática ilícita e danosa para o desenvolvimento de uma cidade.
Conclamamos a Justiça Eleitoral e demais autoridades competentes que fiscalizem o processo eleitoral na cidade, assegurando o cumprimento das leis e ressignificando o conceito de que “Santa Filomena é uma terra sem lei, onde quem manda é o dinheiro”.
A compra de votos constitui crime eleitoral, previsto na lei das eleições Nº 9054/2007, art. 41. Quem compra voto pode ser punido com até quatro anos de prisão e multa. Para os políticos a punição implica na perda de mandato.
O que podemos fazer para que o município possa vivenciar uma Campanha Eleitoral “limpa”, justa e ética? O que podemos fazer para que a lei seja cumprida?
Ao comprar voto, o político desrespeita a lei e desvaloriza o ser humano. O voto é exercício da cidadania. É um instrumento de transformação social. Quando o voto é comercializado, o processo de escolha para a Gestão do município fica deficiente, a comunidade em geral tem seus direitos negados e todos ficam impossibilitados de reivindicarem uma atuação que contemple as necessidades do povo e gere desenvolvimento no município. Na verdade o povo acaba recebendo, em troca do seu voto, o que de direito já deveria ser seu.
Afinal, quanto vale um voto para quem compra? Uma limpeza no Barreiro? Uma ponta de estrada? Uma mesada de bebida? R$ 200,00 ou R$ 800,00? Alguns carros pipas? Uma cirurgia? um emprego “secreto”? Uma promessa para depois da eleição? Troca de favores?
A compra de voto é crime. Atentado contra a democracia e contra a administração pública. O PT de Santa Filomena repudia firmemente essa prática. VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA.
Isabel Cristina Jacinto/Representante do PT – Santa Filomena (PE)  
(Blog do Carlos Britto)

Comunidade do Jutaí, em Lagoa Grande, é beneficiada com água nas torneiras

Falta d’água não deverá ser mais tormento no distrito de Jutaí, zona rural de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco. A partir de agora os 1,2 moradores do local passam a se beneficiar com a recente implantação do sistema de abastecimento, realizada pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf.
Segundo informações da assessoria da Codevasf, a água é proveniente de um poço perfurado na localidade, e levada às casas através de seu ramal de distribuição. Há oito meses a população de Jutaí não podia contar com o líquido em suas torneiras, e dependia de métodos alternativos e mais caros para este fim. Um segundo poço, complementar, deve ser ativado nos próximos dias.
“Desde que o açude secou, em janeiro deste ano, a população de Jutaí contava apenas com o abastecimento por meio de carros pipa para obtenção de água”, lembra Varonildo Ramos, presidente da Associação dos Vaqueiros de Jutaí e Região, representante da população do local.
O poço em funcionamento tem capacidade de distribuir 8 mil litros de água por hora, enquanto o complementar distribuirá até 4 mil litros/hora. O volume total, de 12 mil litros/hora, é suficiente para abastecer 2.400 pessoas, o dobro da população atual do distrito, considerando-se uma média de consumo diário de 120 litros de água por indivíduo na zona rural. (Carlos Britto)

Polícia Civil confirma vínculo profissional com prefeito de Petrolina: “É Tonho Lóssio”


A Polícia Civil divulgou, agora a pouco, que o autor das pichações em prédios e monumentos de Petrolina, com a expressão “É 40”, trabalha na clínica do prefeito e candidato à reeleição, Júlio Lóssio (PMDB). Durante a entrevista coletiva, o gestor de Polícia do Sertão, Marlon Frota, e o delegado seccional Lamartine Fontes, também oficializaram que o homem trata-se de Antônio Osanan Couto Filho, mais conhecido como “Tonho Lóssio”.
A autoria das pichações foi confirmada através de perícia técnica nos locais pichados e das imagens das câmeras de segurança. De acordo com a Polícia, Tonho Lóssio é considerado foragido por já ter sido intimado a prestar esclarecimentos na delegacia. Os policiais também o procuraram em sua residência e, no trabalho, foram informados que ele estaria de férias. “A gente continua as buscas para ouvir a versão dele, vamos interrogá-lo e concluir as investigações. Ele não ficará preso por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo”, informa Lamartine Fontes. “A Polícia vai indiciá-lo por crime ambiental e o inquérito será remetido à Justiça Eleitoral, visto que a pichação se refere a um candidato a prefeito da cidade”, completa.
As investigações indicam que as pichações foram feitas pela mesma pessoa. “A perícia técnica confirmou que a mesma tinta foi utilizada em todas as pichações”, ressalta o gestor Marlon Frota.
A Polícia não confirmou relação de parentesco entre Tonho e o prefeito, mas na rua já se comenta que seriam primos. Não há confirmação de que o pichador teria agido a mando de alguém, já que o ato foi praticado durante a madrugada e, pelas imagens, o acusado estava sozinho.