16 de março de 2012

Novo iPad é lançado na Austrália


David Tarasenko ficou na fila na Austrália para comprar novo iPad (Foto: Tim Wimborne/Reuters)

Pelo fuso horário, fãs australianos já receberam nova versão do tablet.
Terceira geração do iPad chega a mais 9 países nesta sexta-feira (16).

David Tarasenko ficou na fila na Austrália para comprar novo iPad (Foto: Tim Wimborne/Reuters) O novo iPad começou a ser vendido na Austrália no primeiro minuto desta sexta-feira (16), (às 10h de quinta-feira, no horário de Brasília). Muitos fãs fizeram fila em frente a duas lojas da operadora australiana Telstra para garantir a nova versão do tablet.

Pelo fuso horário, Japão, Hong Kong e Cingapura também já receberam a terceira geração do iPad com lojas que abriram durante a madrugada. Nesta sexta-feira (16), o tablet vai chegar ainda no Canadá, França, Alemanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. A Apple ainda não anunciou a data de lançamento do aparelho no Brasil.
David Tarasenko, de 34 anos, o primeiro a comprar o novo iPad na Austrália, disse que desde que o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, mostrou a terceira geração do tablet, ele mal podia esperar para comprá-lo. "Quando Tim Cook fez o anúncio, parecia uma ferramenta mágica. Acho que me deixei convencer pela promoção", disse.
Em Cingapura, lojas de operadoras locais também abriram à meia-noite (às 13h, no horário de Brasília) para o lançamento do novo iPad. Zhuo Hanling, a mulher Seah Swee Kheng e a filha foram os primeiros da fila para adquirir a terceira geração do tablet em uma loja do país.
Zhuo Hanling, a mulher, Seah Swee Kheng, e a filha foram os primeiros a comprar o iPad em Cingapura (Foto: Tim Chong/Reuters)Zhuo, a mulher Seah e a filha foram os primeiros a comprar o iPad em Cingapura (Foto: Tim Chong/Reuters)
Em 23 de março, mais 25 países vão começar a vender a nova versão do iPad. São eles: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Macau, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.
infográfico novo ipad (Foto: Arte G1)
(G1)

 

Eleições de 2012 serão nos dias 7 e 28 de outubro

As eleições municipais de 2012 vão ser realizadas nos dias 7 e 28 de outubro. A decisão das datas do primeiro e segundo turno foi tomada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os eleitores vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos mais de 5.500 municípios brasileiros.


Os eleitores têm até dia 9 de maio de 2012 para transferir o título de eleitor ou fazer a inscrição na justiça eleitoral.

Segundo o TSE, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos devem ser feitas entre 10 e 30 de junho. Os candidatos terão até dia 5 de julho para registrar as candidaturas no TSE.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa no dia 21 de agosto e vai até dia 4 de outubro, três dias antes da realização do primeiro turno.


Nos municípios onde houver segundo turno, a propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 13 de outubro e ir até dia 26 do mesmo mês.


15 de março de 2012

“A juventude é presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje”, afirmam bispos referenciais

A juventude não é só o futuro, mas o presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje. Inspirados e movidos por esta afirmação, os Bispos Referenciais da Juventude, dos 17 Regionais da CNBB, se reuniram no começo desta semana para avaliar a caminhada e traçar metas e projetos para a Evangelização dos Jovens.
“Hoje se fala muito de juventude, é importante se pensar na juventude como presente como aquela que faz história”, afirma dom Nelson Francelino, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e referencial pela Juventude no Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro). Este encontro, segundo ele, é importante porque cada um se deslocou de lugares diversos, justamente para pensar e iluminar uma linha de evangelização para a juventude, que hoje está ameaçada, angustiada, perplexa, diante de tantos modelos econômicos e sociais que não respondem aos seus horizontes. “Nós temos muito para acrescentar e aproveitar deste momento histórico e fecundo para a Igreja no Brasil que é a JMJ”, completou dom Francelino.
À luz do 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral 2012-2015, dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, conduziu junto com seus assessores: padre Carlos Sávio da Costa e padre Antônio Ramos do Prado, momentos de reflexão e partilha entre os bispos presentes.
“Nossa reunião foi muito boa pela colegialidade episcopal representando a juventude, e por tratarmos de assuntos que falam da evangelização dos jovens, grande desafio da Igreja de hoje e do futuro”, disse dom José Valmor César, bispo referencial da Juventude no Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe). “Os jovens estão em nosso coração, e cada um de nós aqui, queremos que eles estejam no coração de toda a Igreja no Brasil”, destacou.
A Jornada Mundial da Juventude e, também, a Semana Missionária e o projeto Bote Fé, que acontecem por todo o país, foram assuntos abordados no segundo dia de reunião.
Para dom Antônio Emídio Vilar, bispo referencial do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso),  momentos como este são importantes para “organizar o Setor Juventude em seus vários seguimentos, em preparação também para a JMJ, já com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora acontecendo por todo o país, além de ter um olhar para a juventude que é o rosto sempre renovado da Igreja e que vai de encontro ao mundo que se adapta, que sempre tem uma nova linguagem”.
Os “Jovens Conectados” estiveram presentes na reunião. Quatro representantes do grupo que é responsável pela parte de Comunicação da Comissão para a Juventude da CNBB, fizeram uma apresentação mostrando o alcance, missão e desafios do projeto que tem como objetivo traduzir a vida e missão da Igreja numa linguagem jovem, através das diversas mídias sociais existentes.
Dom Frei Irineu Gassen, bispo referencial do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul), fez sua avaliação ao final do encontro e disse que “participar destas reuniões se torna cada vez mais importante, a evangelização do jovem está se tornando prioridade em todas as dioceses e paróquias no Brasil, de modo que não estamos mais falando de uma pastoral do futuro, mas sim que resposta nós vamos dar aos jovens que hoje procuram no Evangelho o seu caminho.  Portanto com as palestras, partilhas, trocas de experiências, formações e informações por parte da CNBB é de suma importância para nós, e teremos possivelmente neste ano mais duas reuniões, com a urgência da Jornada Mundial da Juventude e da Campanha da Fraternidade do próximo ano, teremos muito que refletir e partilhar, que o Espírito Santo seja nossa força”, finalizou. (CNBB)

Saúde pública: questão de vida e morte


Recentemente, o levantamento divulgado pelo governo, usando números do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), mostrou que 27% da população brasileira vive em cidades com nota abaixo de 5 no quesito saúde pública, numa escala de 0 a 10.
Mais de 70% da população (134 milhões de pessoas) está em 4.066 cidades, que receberam notas entre 5 e 6,9. Somente 1,9% – cerca de 3,2 milhões de brasileiros – residem no grupo dos 347 municípios mais bem pontuados, que conquistaram nota maior que 7.
O mais bem avaliado é o município de Vitória (ES), com nota 7,08. Em último lugar está o Rio de Janeiro, com 4,33. O Estado do Paraná, teve nota 6,23.
A nota de Maringá ficou em 5,59 – abaixo da média estadual. Algo que nos preocupa, já que Maringá tem tudo para ser exemplo na saúde pública. Números podem ser questionados, mas não devem ser desprezados. Isso deve ser um sinal de alerta concreto para as nossas autoridades em saúde. Será que está tudo bem, como aparece nas campanhas publicitárias? Será que não deveríamos estar no topo do índice?
O minúsculo município de Fernandes Pinheiro no Paraná, com apenas 5.932 habitantes, obteve boa nota (7,76). Todos esses dados estão disponíveis para você avaliar no endereço eletrônico www.saude.gov.br/idsus.
Diante deste quadro entendemos perfeitamente o motivo da Campanha da Fraternidade promovida pela Igreja Católica. A saúde é direito de todos, diz a nossa Constituição.
O sistema de saúde deve, portanto, atender todo e qualquer cidadão. Do princípio da integralidade decorre a exigência de acesso a qualquer cidadão a todos os serviços que o sistema de saúde dispõe, desde vacinas até transplantes.
O princípio da equidade visa a assegurar que as ações e os serviços, em todos os níveis do sistema público de saúde, até mesmo os mais sofisticados e caros, sejam oferecidos a todos os cidadãos, sem privilégios. (Texto base da CF 2º12, nº 118).
A Carta dos direitos dos usuários da saúde de 14 de agosto de 2009, afirma: "Toda pessoa tem direito ao atendimento humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo confortável e acessível a todos".
Todos nós sabemos que a legislação nos garante o direito à saúde e também temos certeza de que há recursos financeiros para garantir uma eficiente rede de atendimento. Porém, falta ética e compromisso efetivo com a vida humana.
O ser humano não pode ser tratado como produto, e o Sistema de Saúde como comércio. Infelizmente o econômico vem sempre em primeiro lugar, e a pessoa passa a ser mais um. Que o desejo de Deus seja assumido por todos nós como um verdadeiro programa de vida: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8). 
Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá (PR)
Fonte: www.cnbb.org.br 
 

Justiça bloqueia arrecadação da música 'Ai se eu te pego'

Uma decisão da Justiça determinou na segunda-feira (12) que a arrecadação obtida com a música 'Ai se eu te pego' fique bloqueada. A decisão é do juiz da 3ª Vara Cível de João Pessoa, Miguel de Britto Lyra.

As três estudantes paraibanas Marcella Quinho Ramalho, Maria Eduarda Lucena dos Santos e Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga entraram na Justiça porque dizem ser coautoras do hit gravado pelo cantor Michel Teló. A ação é contra Sharon Acioly e Antônio Dyggs, que registraram a música, e também contra a Editora Musical Panttanal Ltda, a Teló Produções, a gravadora Som Livre, a Apple Computer do Brasil e o próprio Michel Teló. Com a decisão do juiz, todos estes têm que depositar receitas e lucros obtidos com a música em uma conta judicial até que o processo sobre o pedido de autoria chegue ao fim.
Na decisão, o juiz Miguel de Britto determina ainda que, no prazo de cinco dias, a gravadora Som Livre e a Apple Computer do Brasil também depositem na conta judicial todo dinheiro arrecadado com operações comerciais, nacionais e internacionais, mantendo o crédito indisponível até que a questão sejá completamente julgada pela justiça sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.
O magistrado deu um prazo de 60 dias para que todos os réus apresentem balanço de receitas e contas desde a gravação da música pela Editora Panttanal LTDA.
“É para evitar que haja prejuízo para as meninas até o fim do processo, caso elas sejam vencedoras da ação”, disse o juiz Miguel de Britto Lyra ao G1.

As autoras da ação indenizatória querem ter o mesmo direito que foi dado a outras três estudantes no início de fevereiro. Elas afirmam que criaram o refrão de 'Ai se eu te pego' durante uma viagem com um grupo de amigas à Disney, em 2006. A brincadeira criada durante a viagem foi levada três anos depois para um show de Sharon Acioly no Axé Moi, em Porto Seguro, onde apenas parte do grupo de garotas esteve presente. (G1)

Paralisação nas escolas públicas atinge 23 estados e o DF, diz CNTE

A paralisação de professores das redes públicas estadual e municipal de todo o país atingiu 24 unidades da federação nesta quarta-feira (14). Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a mobilização vai até a sexta-feira (16) e tem como objetivo exigir que os governos cumpram a lei que instituiu o piso salarial nacional para a categoria em R$ 1.451,00 para docentes em início de carreira e com carga horária de 40 horas semanais.
Segundo a CNTE, 23 estados e o Distrito Federal concordaram em suspender as aulas durante a paralisação. Os três estados que não foram afetados pelo movimento nesta quarta-feira são Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Secretarias de governos estaduais e municipais afirmam que estão em negociação com os representantes dos docentes e buscam medidas para adequar o pagamento ao novo piso nacional do magistério.
Pernambuco
Nem todos os professores da rede pública de ensino de Pernambuco aderiram à paralisação que teve início nesta quarta-feira (14). Durante o expediente da manhã, boa parte dos alunos também compareceu às aulas. Algumas escolas municipais, como o Colégio Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, aderiram ao movimento e suspenderam as aulas.
A prefeitura do Recife confirmou que algumas escolas aderiram, mas não tem ainda o balanço oficial. A orientação é que os alunos continuem indo para as escolas porque eles estão tentando garantir o funcionamento com estagiários e professores contratados, além dos diretores que, nesses caso, também têm que assumir as aulas. A assessoria da secretaria estadual da educação informou que não foi feito um levantamento para saber quantos professores faltaram. Segundo o secretário Anderson Gomes, o governo recomenda que os alunos compareçam às aulas porque nem todos os professores estão aderindo. (G1)

14 de março de 2012

LUIZ GONZAGA - O REI DO BAIÃO

© Magroalmeida
Hoje acordei saudoso
Do nobre Rei do Baião
Que tanto alegrou o povo
Da cidade e do Sertão
Luiz Gonzaga é o seu nome
E o apelido é Gonzagão

Gonzagão nobre poeta
Da cultura popular
No Brasil de Norte a Sul
Fez sua estrela brilhar
Cantando Xote e Baião
Fez a sanfona falar

Na fazenda Caiçara
Nasceu o Rei do Baião
Cresceu tocando zabumba
Mais tarde acordeão
E pelo país inteiro
Mostrou a dor do Sertão

Numa sala de reboco
Dançou com o seu benzinho
Viu Asa Branca voar
Partindo triste do ninho
Mostrou o flagelo da seca
E dançou Xote de mansinho

Por um amor proibido
Luiz Gonzaga apanhou
Revoltado com os pais
O pé na estrada botou
E sem saber o que fazer
No exército se alistou

O "cabra da peste" Gonzaga
Nordestino arretado
Viajou pelo Brasil
Ainda como soldado
Mas no Rio de Janeiro
O "cabra" ficou encantado

Pediu dispensa da farda
E na zona foi tocar
Solando acordeão
Foi tentando se firmar
Tocando samba e choro
Não saia do lugar

Mas como um soldado bravo
Luiz Gonzaga insistiu
E num programa de calouros
Despontou para o Brasil
Quando a platéia de pé
Empolgada lhe aplaudiu

Aos poucos Luiz Gonzaga
Foi mostrando a Nação
Com talento e humildade
Como se canta Baião
Conquistou ricos e pobres
Na cidade e no sertão

Cantou com desenvoltura
Toada, xaxado e xote
Aboio, chamego e baião
No sudeste, sul e norte
O fole da sua sanfona
Somente calou-se com a morte

No ano oitenta e nove
O Brasil entristeceu
Quando o fole da sanfona
De Gonzaga emudeceu
Naquele dois de agosto
O Rei do Baião morreu

Gonzagão deixou saudades
No coração do Brasil
Naquela manhã de agosto
Quando daqui partiu
Mas seu canto ainda ecoa
Pelo céu azul anil


© Magno R Almeida
----------------------------------------------------
Obra registrada na Biblioteca Nacional
e protegida pela Lei 9610 de 19/02/1998

-----------------------------------------------------

13 de março de 2012

Sistema de emissão de CNH foi normalizado

Brasília (AE) - Um problema técnico afetou os Detrans de todo o País e impediu que carteiras de habilitação fossem emitidas e renovadas durante toda a terça-feira. Os departamentos de trânsito passaram o dia sem conseguir acessar a base de dados do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Reinach) e não puderam renovar ou emitir novos documentos. Em alguns Estados, como São Paulo, outros serviços que dependiam dos sistemas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) também foram afetados. Entre eles, a transferência de documentos e de veículos. De acordo com o Denatran, o problema foi detectado no início do dia. Técnicos do Serpro foram acionados para buscar uma solução. No início da noite de ontem, conforme informações do Serpro, o sistema voltou ao normal. Amanhã, portanto, todas as operações nos Detrans estarão normalizadas.

No Detran de SP, os serviços de emissão e renovação de carteiras de habilitação foram afetados. O órgão também não teve como concluir transferências de documentos ou de veículos ou comunicar a venda de automóveis. Em Brasília, apenas a emissão de carteiras de habilitação foram afetadas. No Rio de Janeiro, a falha no sistema não impediu a emissão de documentos de carros novos ou vendidos que passaram por vistorias. No entanto, foi prejudicada a emissão de Certificado de Registro de Veículo (CV), necessário para emplacamento, transferência de propriedade e transferência de município.

De acordo com informações do Serpro, a falha no sistema não afetou outros sistemas mantidos pelo órgão, como emissão de passaportes. O Serpro informou ainda que o banco de dados do Denatran não foi afetado. Inicialmente, a suspeita era de que o sistema tivesse caído em razão de sobrecarga. Mas a informação não foi oficialmente confirmada pelo Serpro ou pelo Denatran.

O Departamento Nacional de Trânsito não tinha estimativas de quantos documentos deixaram de ser emitidos e renovados. Também não dispunha de dados sobre operações de transferência de veículos frustradas pela falha no sistema. Em fevereiro do ano passado, um problema no sistema do Serpro em São Paulo paralisou o sistema de atendimento em órgãos de trânsito em vários Estados Foram afetados os serviços de emissão de carteira de habilitação e emplacamento de veículos. O motivo da paralisação, naquele momento, foi a suspensão do fornecimento de energia elétrica na unidade do órgão em São Paulo.

No mês seguinte, outra falha no sistema mantido pelo Serpro afetou a transmissão de declarações de imposto de renda e novamente impediu a emissão de documentos pelos Departamentos de Trânsito nos Estados. Na época, a assessoria de imprensa do Serpro informou que o centro de dados "apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica". (Tribuna do Norte).

Flamengo abre as portas para retorno de Adriano

[ i ] Criado na Gávea, Adriano tem no Flamengo uma parte importante de sua identidade. Da pobreza para a fama, foi com a camisa rubro-negra que o atacante vestiu-se de autoestima e orgulho para se tornar o grande símbolo da conquista do brasileiro em 2009
Num evento pela manhã em Copacabana, Ronaldinho Gaúcho também mostrou-se favorável ao retorno do Imperador à Gávea. Relembrando sua apresentação, quando disse que “Flamengo era Flamengo”, Ronaldinho disparou. "Adriano é Adriano".
Rio de Janeiro - O vice-presidente de relações externas do Flamengo, Walter Oaquim, conversou com o treinador Joel Santana nesta terça-feira (13) sobre a possibilidade de o clube abrir suas portas para a recuperação de Adriano. Na entrevista coletiva após o treino da tarde o técnico deve falar sobre o assunto. Ex-secretário da área social do governo do Estado, Oaquim entende que o Flamengo tem um compromisso humanitário nesse momento em que o atacante não consegue mais driblar seus problemas pessoais. O assunto já foi levado à presidente Patrícia Amorim e será pauta da entrevista que o vice de futebol, Paulo César Coutinho, dará sobre o assunto.
"A Patrícia adorou a ideia e o Coutinho vai defendê-la - disse Oaquim sobre o vice de futebol que chegou ao cargo por indicação sua. - Não adianta falar em contrato de risco, o que seria uma humilhação para o Adriano nesse momento. Queremos oferecer a estrutura do Flamengo, nutricionistas e preparadores, para a sua recuperação. Se ao fim desse processo, o Adriano entender que não quer mais jogar bola, ao menos o clube já fez o bem a quem nos ajudou tanto", completou o dirigente.

Coutinho, de fato, defendeu a ideia e aproximou Adriano do Flamengo. "Adriano é um filho. Não pode ficar de fora. Não vamos fechar as portas para ele", disse o vice de futebol.

Num evento pela manhã em Copacabana, Ronaldinho Gaúcho também mostrou-se favorável ao retorno do Imperador à Gávea. Relembrando sua apresentação, quando disse que “Flamengo era Flamengo”, Ronaldinho disparou.

"Adriano é Adriano".

Criado na Gávea, Adriano tem no Flamengo uma parte importante de sua identidade. Da pobreza para a fama, foi com a camisa rubro-negra que o atacante vestiu-se de autoestima e orgulho para se tornar o grande símbolo da conquista do brasileiro em 2009, Fora do Rio, teve sucesso apenas no Internazionale de Milão, embora jamais tenha se sentindo em casa longe do clube que o revelou. Por essa relação de gratidão e dependência, Oaquim entende que é hora de trazer o filho de volta.

"Temos que olhar o ser humano antes do ter. Embora sejam casos diferentes, a atitude do Botafogo em relação ao Jóbson serve de referência e merece aplausos", disse o dirigente, que estipula um prazo de dois meses para saber se o homem Adriano ainda pode ser o jogador de outrora. "Em caso positivo, a gente teria o Adriano de volta para o Brasileiro". (D24am)

Novo piso salarial do professor de Juazeiro irá superar o nacional

De acordo com o Projeto de Lei, assinado nesta segunda-feira (12) pelo prefeito Isaac Carvalho, o novo piso salarial do professor efetivo da Rede de Ensino de Juazeiro será de R$ 1.461,78. O valor, que corresponde à remuneração mínima do educador de nível médio e jornada de 40 horas semanais, supera o índice nacional e chega ao acumulado de mais de 70%, em pouco mais de três anos.
O anúncio foi feito ontem a tarde, durante entrevista coletiva concedida pelo gestor municipal, em seu gabinete. A antecipação do reajuste aconteceu em fevereiro, durante a abertura do ano letivo. Na ocasião o índice anunciado foi de 17,3%. “O gestor municipal assumiu o compromisso de equiparar os valores, e hoje com o anúncio de mais 4,2% chegamos ao total geral de 24% neste ano (valor aproximado)”, explicou o presidente da APLB Sindicato Regional, Antônio Carlos. O reajuste divulgado no final do mês passado pelo Ministério da Educação foi de 22,22%.
O projeto deverá ser votado em um prazo mínimo pela Câmara de Vereadores e o benefício será retroativo a 1º de janeiro deste ano. (Com informações da Ascom PMJ) (CARLOS BRITTO).

Assembleia Legislativa de Pernambuco vota hoje piso dos professores

O novo valor do piso nacional dos professores para 2012, anunciado este mês pelo Ministério de Educação (MEC) será votado hoje (13)  na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A previsão é que o pagamento seja feito, aos 70 mil profissionais da rede pública, ainda em março. Se for aprovado, o reajuste será retroativo a janeiro. Com isso, o valor relativo ao mês de janeiro será pago em março e o de fevereiro entrará na folha de abril.
A lei do piso foi sancionada em 2008 e elevou o salário da categoria em 22% passando para R$ 1.451 na jornada de 40 horas semanais. O acréscimo, de acordo com o MEC, é calculado pela variação do valor anual mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Alguns prefeitos e governadores, porém, alegaram dificuldade no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e pediram que o aumento seja feito de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que teve aumento de apenas 6,08%. ( Com informações do Diário da Região) (Carlos Britto)