19 de maio de 2012

“A possibilidade de Gildevan apoiar Evaneide é ZERO”. Disse o pré-candidato

 
 Pedro Gildevan de Melo (PSD) ex-prefeito de Santa Filomena, rebateu sua tia, a atual prefeita Evaneide Melo (PSB). O fato é que na última Terça-feira (15) Evaneide concedeu entrevista ao Programa Nossa Voz Meio Dia da radio Voluntários da Pátria. Sobre alianças politicas naquele município a gestora disse que não existe possibilidade de apoiar ou ser apoiada pelo sobrinho (Gildevan).

O pré-candidato entrou em defesa e disse: O município vive momentos críticos, inclusive moradores do povoado do socorro estão sem água, existem lugares no interior que não tem como chegar água por que não tem estradas. Disse Gildevan. A possibilidade de Gildevan apoiar Evaneide é ZERO. Completou o pré-candidato.

Quando questionado sobre receber apoio de Gilvan Coriolano, também pré-candidato naquele município, Gildevan disse que não acredita muito nessa possiblidade, mas está aberto para possíveis alianças tanto com Gilvan como com outros partidos, menos com a prefeita atual.

Inclusive na manhã de ontem, Gildevan foi ouvido pela policia federal em Ouricuri, o pré-candidato disse que se tratava de um processo eleitoral impetrado por Gilvan Coriolano contra atual prefeita, Gildevan justifica que foi chamado para ser ouvido, por ser o prefeito na época e por ter apoiado a atual prefeita.

A convenção do partido PSD em Santa Filomena ocorrerá no dia 29 de Junho, dia do aniversário do pré-candidato. “Á festa é em dose dupla”. Completa Gildevan. (Cariri Filho)

Contas de Gilvan Coriolano (1994) foram adiadas para serem votadas na próxima sexta-feira (25)


 A Câmara municipal de vereadores de Ouricuri (Casa Rodrigo Castor) ficou pequena pra tanta gente, é que estava tudo certo para acontecer à votação das contas do ex-prefeito Gilvan Coriolano da silva referente ao ano de 1994. As referidas contas foram reprovadas pelo tribunal de contas do estado (TCE) e o órgão estadual pede a câmara municipal que a-reprovem.

 O ex-prefeito Gilvan Coriolano, esteve presente na casa do povo e fez uso da tribuna fazendo sua defesa oral. “Hoje eu venho aqui, para me defender de uma acusação imbecil, posso dizer, como é que fazem uma acusação dessas a um homem que trabalhou que lutou, só por que não cobrou imposto predial naquela época, cobramos imposto predial, mas o povo não podia pagar, como? Se o povo não tinha dinheiro nem para comprar alimentos para seus filhos, como iam pagar imposto predial? Pagaram! Muitas pessoas pagaram o imposto predial, mas não foram todas, eu tenho aqui a copia e o comprovante, mais o tribunal não atentou para este fato, alegando que eu deixei de pagar o imposto predial para incentivar a invasão de divisas para o município, aí vai de multa, inclusive uma multa cobrada duas vezes”. Disse Gilvan Coriolano.

Gilvan Coriolano disse: “Nos dias de hoje a gente chega a pensar que não adiante ser honesto, por quê? Hoje ser honesto é pagar como estou pagando agora, ter de vim aqui, humilhado e ver ainda o meu nome ser divulgado como Ficha Suja, não aceito! não aceito! eu não estou pedindo nada, eu estou exigindo meu direitos, mas tenho certeza que os senhores vão fazer justiça, vão fazer justiça derrubando o parecer do TCE que é absurdo, é politiqueiro e nós não podemos aceitar isso nessa cidade que sempre teve fibra, teve um passado de luta e de grandeza”. Completou Gilvan

 Gilvan Coriolano citou um á um os vereadores e contou um pouco da historia dos antepassados de seus familiares, quando citou o nome de Gildejânio Melo, o ex-prefeito disse: até o jeito de Gildejâno já parece com um presidente, afirmação que rancou risos da plenária.

Gilvan terminou sua defesa afirmando estar confiante e que os vereadores vão saber julgar. “Não existe em lugar nenhum do parecer do TCE, dizendo que ouve improbidade administrativa (roubo), não ouve, ouve falhas no processamento de analise de modificação de valores, então eu estou aqui agradecendo aos senhores e espero que os senhores façam justiça”. Disse Gilvan.

 O vereador Heurim (PTN) pediu visto nas contas de 1994 do ex-prefeito Gilvan Coriolano. O pedido foi concedido pelo presidente da câmara, Gildejânio Melo. A votação das referidas contas serão votadas na próxima seção, que acontece sexta-feira (25).
 
Gilvan Coriolano tem historia na politica de Pernambuco, em Ouricuri foi suplente de vereador, na época perdeu a eleição por um voto vindo assumir o cargo quando o vereador Lero faleceu, foi vice-prefeito, prefeito por dois mandatos e deputado estadual vice-líder do governo, quando na época criou os municípios de Santa Cruz e Santa Filomena, obras que Gilvan intitula como serem as maiores de sua vida na politica. “E hoje estou lá em santa Filomena jogada pras cobras, enfrentando dificuldades, mas estou sempre trabalhando e tentando amenizar os problemas daquele povo”. Finalizou Gilvan. (Blog Cariri Filho)

MP: pena de jovem que ofendeu nordestinos é pequena



O Ministério Público Federal vai recorrer da decisão judicial que condenou a ex-estudante de Direito Mayara Petruso a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão por veicular mensagem de preconceito e discriminação contra nordestinos no Twitter. Para o MPF, a pena é insuficiente para punir a jovem que postou a seguinte frase em sua página: 'Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!''
Já a Justiça de São Paulo decretou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Antonio Carlos Viana Santos, morto em 2011, e da viúva dele, a advogada Maria Luiza. A medida foi determinada após pedido do Ministério Público de São Paulo, que conduz um inquérito civil para apurar o suposto enriquecimento ilícito do casal por meio da venda de sentenças e tráfico de influência.(Magno Martins)

Em Petrolina: Gugu Liberato entrega casa à família Ferreira no Bairro João de Deus


O apresentador Gugu Liberato, da Rede Record entregou em Petrolina, nesta quinta feira (17), uma casa no bairro João de Deus, no quadro “De volta para o meu aconchego”. A família Ferreira,  natural de Petrolina que morava em São Paulo,  foi a contemplada. Na Avenida 22, do mesmo bairro, a banda Forró Pega Leve e o trio Nave da Alegria fizeram a festa  em comemoração à volta da família para sua cidade natal. Muitas pessoas foram ver de perto a entrega da casa. O programa será exibido no próximo mês, provavelmente vai ao ar em 17 ou 24 de junho, segundo informações do próprio apresentador.

Dilma Rousseff veta venda de remédios em supermercados


A presidente da República, Dilma Rousseff, impede a liberação da venda de medicamentos que não exigem prescrição médica para uso em supermercados. O veto, publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira, também se aplica a armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares.
O item constava de Medida Provisória aprovada no Congresso e cujo objeto principal concedia isenção fiscal de PIS/Pasep e Cofins para produtos destinados a portadores de deficiência física.
Essa parte do texto foi sancionada pela presidente, que argumentou que a liberação “dificultaria o controle sobre a comercialização” e poderia estimular a automedicação e o uso indiscriminado.
O texto da medida indicava que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deveria indicar quais produtos seriam comercializáveis sem precisar de prescrição médica. (Bruno Morais)

7ª Caprishow em Dormentes (PE) movimentando mais de R$ 150 mil em negócios


Teve início ontem (18) a domingo (20), no município de Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, a 7ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos (Caprishow). Com uma programação composta por cursos, palestras e concursos de animais, o evento deve movimentar este ano – segundo os organizadores – mais de R$ 150 mil em negócios, durante e após o encerramento da feira.
Além da parte de comercialização, o evento contará ainda com a missa do vaqueiro, uma cavalgada e shows com vários artistas.
Um dos contribuintes do evento, o Sebrae-PE estará presente com espaço de orientação empresarial, onde serão realizados atendimentos voltados tanto para os profissionais envolvidos no setor do agronegócio como também para o empreendedor individual.
A entidade realiza ainda, junto com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), atendimento laboratorial para os animais que estarão em exposição durante o evento.
A 7ª Caprishow tem realização da Prefeitura de Dormentes, em parceria com o Sebrae-PE, Embrapa Semiárido, Banco do Nordeste (BNB), Univasf e a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Dormentes. (Calos Britto)

18 de maio de 2012

Ipubi: Furtos de água são flagrados na região atingida pela seca em PE

A Polícia Militar (PM) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) flagraram nesta quarta-feira mais dois furtos de água na região atingida pela seca em Pernambuco. A prática tornou-se mais frequente com a estiagem e o objetivo do governo é evitar que o delito prejudique o abastecimento das cidades do agreste e do sertão. A operação para investigar os abusos foi iniciada há oito dias e deverá se prolongar por três meses. A quantidade desviada era suficiente para abastecer, por um dia, uma cidade de 40 mil moradores.

O furto foi descoberto em Ipubi, a 662 quilômetros de Recife, onde a água desviada da adutora do Oeste abastecia duas fábricas de placas de gesso. Segundo o Diretor de Negócios do Sertão da Compesa, os proprietários das duas indústrias não foram localizados, mas serão notificados a prestar contas à polícia.

A operação – que conta com o apoio da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga da PM – já detectou furto de água em outros três municípios, todos localizados no semi-árido, região onde todas as cidades estão em estado de emergência e o gado já começa a morrer de forme e sede. Também falta água para consumo humano, embora as prefeituras estejam mobilizando carros-pipa e o governo de Pernambuco tenha disponibilizado 800 desses veículos para a população castigada pela seca.

Os furtos em Ipubi foram observados na chamada adutora do sertão, que tem 600 quilômetros de extensão e abastece cerca de 200 mil pessoas. Ela encontra-se em ampliação para atingir mais 70 mil. (Cariri Filho)

Estiagem já atinge 90 municípios pernambucanos


Só tem aumentado o número de municípios atingidos pela seca em Pernambuco. De acordo com informações da Agência Brasil, já chega a 90 os que estão em estado de emergência: 56 no Sertão, 33 no Agreste e um na Zona da Mata. Até o momento, a estiagem já afetou 928.346 pessoas no Estado.

Para minimizar os efeitos da seca, 670 carros-pipa abastecem as cidades mais castigadas pela falta de água. Os agricultores que tiveram suas lavouras destruídas poderão sacar o crédito emergencial no Banco do Nordeste. Estão previstos R$ 514 milhões, recursos federais e estaduais, para diminuir os efeitos da estiagem.

Além disso, a Secretaria de Agricultura de Pernambuco autorizou a distribuição imediata de 1,3 mil tonelada de sementes de milho para plantio e o governo federal planeja a construção de 36 mil cisternas.

Improviso no combate à seca


Enquanto o PT no Recife se aproxima do dia “D” – a prévia do próximo domingo - e aliados trocam farpas no Interior, como o duelo entre o vice-governador João Lyra e o prefeito José Queiroz em Caruaru – o governador Eduardo Campos (PSB) se volta para a problemática da seca.
E de forma atrasada, vale a ressalva. Afinal, o que o Estado fez para evitar a volta do fenômeno climatológico com o rigor já confirmado pelos institutos de meteorologia? Absolutamente nada! Nem a União também.
Não preparou novas reservas hídricas, não aumentou a frota de pipas com antecedência nem tampouco tomou medidas para evitar a morte do gado. Não há, igualmente, um só programa criado pelo Governo no sentido de evitar a dizimação do rebanho.
O que há, da parte do Governo, é um esforço retardado, tão retardado que a bacia leiteira do Estado, onde o governador esteve ontem, sofreu um colapso irreparável. Ora, se a seca estava prevista há mais de um ano, por que o Governo só começou a cuidar agora?
Remediar, política viciada e ultrapassada dos governantes, sai muito mais caro do que prevenir. E não adianta cuidar apenas do pasto, do leite e da água. A fome campeia no Sertão e se não se vê absolutamente nada, nem um só tipo de programa, como a distribuição de cestas básicas, para minimizar o desespero de tanta gente.(Magno Martins)

17 de maio de 2012

DESCASO: ATÉ QUANDO...


Que a dificuldade de água no nordeste é grande todos nós sabemos. Más a região do Araripe vem sendo alvo de descaso politico, aí é que bem temos conciência. Isso podemos acompanhar diariamente nos jornais e blogs de toda região. Será mesmo que essa gente humilde e trabalhadora merece tamanha humilhação? Acredito que não! Más, para a maioria dos politicos e oportunistas, o que vejo é uma satisfação tamanha com a SECA que dá NOJO.

 Até quando o povo vai aceitar esse tipo de representante em nossa sociedade? O nordestino precisa acreditar mais em sí próprio e dar o troco aos corruptos que chegam em época de eleição comprando os VOTOS como se fosse uma boiada.
Para a empresa Compesa não é admissível que uma sociedade mereça receber o líguido mais precioso da vida ÁGUA, da maneira que chega as residências. Isso quando chega! (pouquissima) ex: Santa Cruz/PE, Fotos anexo: (ÁGUA QUE CHEGA NAS TUBULAÇÕES DA COMPESA). Na realidade ninguém quer assumir tamanha responsabilidade e fica a sociedade como uma grande bola de neve. Que à Gerência abasteça as cidades de maneira igual com fiscalização passando em todas as ruas e travessas, pois as contas chegam as residências e entram por cima, por baixo, de lado; sempre tem um jeito. Que os pipas, com água para o consumo, possa chegar até seu usuário. "É duro afogar o grito num copo d'água. Mais duro ainda é engolir em seco a própria voz!". Gerisvan Tavares (Fotógrafo e Comunicador do Café & CIA - Cultura FM Santa Cruz/PE

16 de maio de 2012

Sobe para três, o número de mortes confirmadas por dengue em PE

Subiu para três o número de mortos por dengue em Pernambuco. O caso foi confirmado nesta manhã pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O paciente, que não teve o nome, sexo ou idade revelados, é da cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O segundo caso foi de uma mulher também moradora da cidade de Olinda, que estava internada no Hospital Oswaldo Cruz (HUOC) desde o dia 25 de fevereiro e faleceu no dia 3 de março, após desenvolver dengue hemorrágica. A primeira morte confirmada foi de um homem de 32 anos morto no dia 26 março. Ele era morador do bairro de Padre Roma, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR).
Das 30 mortes suspeitas de associação com a doença no estado, 10 jà foram descartadas e 17 estão em investigação. Até maio de 2011, foram confirmadas 19 mortes por dengue. Este ano já foram notificados 35.611 casos de dengue (10.432 confirmados e 7.518 descartados), distribuídos em 178 municípios pernambucanos. O número representa um aumento de 88,81% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011 foram notificados 18.861 casos, 7.957 confirmados. (de Agência)

Fenagri terá edição ampliada este ano

A Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, considerada a maior do setor de fruticultura irrigada da América do Sul, neste ano também se configura como o maior evento em atividades ligadas à irrigação. A Feira está em sua 23ª edição e será realizada entre os dias 23 e 26 de maio, no Centro de Convenções de Petrolina.
O evento, que sempre foi voltado para produção de frutas, nesta edição vai além da fruticultura irrigada. Com a preocupação em abranger outros segmentos da agricultura irrigada, foram incorporadas à programação atividades decorrentes da pequena agricultura como a caprinocultura, piscicultura, apicultura, a produção de leite e seus derivados. Segundo o coordenador da Feira e vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães, neste ano a feira dedicará espaço considerável à agroindústria. “A Fenagri nesta edição terá cerca de um terço do seu espaço dedicado à agroindústria de aproveitamento dos excedentes de produção e, de forma estratégica, vai valorizar o pequeno agricultor”, afirmou.
São empresários, investidores nacionais e internacionais, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, exportadores e importadores, revendedores e fabricantes com os olhos voltados para as possibilidades de negócios que podem ser realizados nos quatro dias da Feira. A expectativa para 2012 é de que o volume de negócios efetuado alcance os R$ 50 milhões.
Rodada de Negócios
Um dos encontros mais esperados é a Rodada de Negócios “Comércio Brasil”, que será realizada pelo Sebrae no dia 24 de maio. O objetivo é dar ênfase na comercialização do mercado interno e externo.
A rodada contará com a presença de representantes de Redes de Supermercados, Atacadistas e Distribuidores de diversos estados do país e do exterior. Oito países e 14 estados brasileiros participarão da rodada. As empresas e produtores terão a oportunidade de comercializar seus produtos, aumentar sua rede de contatos e divulgar os seus produtos entre as empresas participantes.
Os interessados em participar deverão entrar em contato com Luciana dos Santos, no telefone (87) 2101-8918 / 8902 no horário de 08h às 12h, ou por email: lucianaf@pe.sebrae.com.br. É necessário que os participantes levem o produto e volume que estarão ofertando, além das informações da empresa.
Durante os quatro dias, a Feira contará com uma programação bastante vasta que inclui minicursos sobre agricultura familiar, seminários, exposição de serviços e produtos, criação de uma arena gastronômica com pratos à base de produtos locais, além de uma rodada de negócios realizada pelo Sebrae. Durante a Fenagri, a Embrapa estará realizando o seminário “A eficiência no uso dos recursos: perspectivas para agricultura sustentável”. O seminário será dividido em três painéis: Manejo de recursos da água, manejo de recursos de fertilizantes, manejo fitossanitário da cultura irrigada.As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura.
O seminário acontecerá no dia 25 de maio, das 08h às 17h, no auditório do Senai. As inscrições serão realizadas no próprio local, vale ressaltar que é aberto ao público e gratuito. (Carlos Britto)

Distribuição gratuita de remédio contra asma começa em junho

A distribuição gratuita de medicamentos para asma nas farmácias populares começa no dia 4 de junho, informou o Ministério da Saúde. A iniciativa faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado na última segunda-feira,14, pela presidenta Dilma Rousseff, iniciativa que vai beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza e que tenham crianças de até 6 anos.
Os remédios incluídos no programa de distribuição gratuita são o brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Eles já integram a lista de medicamentos do Farmácia Popular, que oferta produtos com até 90% de desconto. Atualmente, são distribuídos de graça os medicamentos para diabetes e hipertensão.
De fevereiro de 2011 a abril de 2012, o governo identificou um aumento de 322% na procura pelos remédios de asma nas farmácias populares. Com a distribuição gratuita a partir do próximo mês, a expectativa é diminuir a incidência da doença entre as crianças. No ano passado, de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por asma, 77,1 mil foram de crianças com até 6 anos.
O ministério calcula que 800 mil pacientes vão retirar os medicamentos gratuitamente por ano. Atualmente, 200 mil já compram esse tipo de remédio pelo Farmácia Popular.(Da Agência Brasil)

Gonzaga Patriota usa tribuna da câmara federal para homenagear Ouricuri pelos 109 anos


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), usou a tribuna nesta terça-feira (15), no Congresso Nacional, para homenagear o município de Ouricuri que completou 109 anos de emancipação política nesta segunda-feira, dia 14.
“Ontem, 14 de maio foi aniversário de emancipação política do município de Ouricuri no estado de Pernambuco. Ouricuri completa 109 anos. Seu nome provém da denominação popular da palmeira Syagrus coronata, nativa da região Nordeste do Brasil.Localizado no Sertão pernambucano, ocupa uma área de 2.373,9 km² e representa 2,25% do Estado de Pernambuco.
A sede do município tem uma altitude aproximada de 451 metros e coordenadas geográficas de 07°52’57” de latitude sul e 40°04’54” de longitude oeste, distando 620,6 km da capital. O município possui uma malha rodoviária privilegiada, sendo cortado pelas BR-316 e BR-232, ocupando posição central e de destaque na Região de Desenvolvimento do Araripe.
Atualmente, Ouricuri abastece pelo menos outras oito cidades da Região (composta de 10 municípios) em bens e serviços, sendo Sede de importantes instituições bancárias e fiscais, atraindo centenas de pessoas todos os dias. O município é formado pelos distritos Sede (Ouricuri) e Barra de São Pedro.
Os primeiros registros sobre a região datam do século XIX sobre uma extensa fazenda de gado de propriedade de dona Brígida Alencar. Partes desta fazenda foram vendidas ao casal João Goulart. Este casal fixou residência em uma região onde o pasto era mais abundante para o gado e denominaram esta região de Aricuri, que significa “duas serras juntas”.
Em 1839, o juiz da Comarca de Boa Vista, Alexandre Bernardino Pires fixou residência na região, fugindo de uma peste então chamada de “Carneirada“. Em 5 de abril de 1841, o Pe. Francisco Pedro da Silva, oriundo da cidade de Sousa, no estado da Paraíba, comprou terras de D. Brígida a fim de erguer uma capela em homenagem a São Sebastião. Ao transferir a propriedade, o padre mudou o nome para Ouricuri, nome de uma palmeira. Assim, o desenvolvimento do povoado ocorreu pelas atividades agropecuárias e em torno da capela.
Em 30 de abril de 1844 foi criado o distrito, Senhor Presidente, que foi elevado à categoria de vila em 1849. Em 1893 tornou-se município autônomo. Em 14 de maio de 1903 foi elevado à categoria de cidade.
Ouricuri situa-se na unidade dos Maciços e Serras Baixas, com altitudes entre 300 a 800 metros. Os maciços constituem-se em relevo pouco acidentado e em solos de alta fertilidade.
A altitude do município propicia um clima mais ameno nas áreas mais altas e clima quente nos sopés e encostas. A pluviosidade é de 700 mm a 900 mm e ocorre entra janeiro e maio. Apresenta uma variação de temperatura de aproximadamente 4°C entre o mês mais frio e o mais quente. A precipitação média mensal varia entre 5 a 140 mm, do mês mais seco ao mês mais chuvoso, aproximadamente. Ainda pode ser visto que os seis meses mais secos estão entre meados de maio a meados de novembro.
A vegetação é composta por Floresta Caducifólia e Caatinga Hipoxerófila. O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio Brígida. Ouricuri situa-se no Pólo Gesseiro do Araripe. Nesta região formou-se uma indústria extrativa deste mineral, responsável por 95% da extração de gesso no país.
Na agricultura, os principais produtos são o umbu, o tomate e o angico. A agricultura de subsistência produz mandioca, feijão, milho, cebola. A extração de carvão vegetal, lenha e madeira em tora representam parcela significativa da economia. Na pecuária, predominam o gado bovino, ovino e caprino.
O comércio de Ouricuri é diversificado e descentralizado. O centro da cidade se caracteriza por lojas de diferentes ramos. Já nas principais avenidas que circundam a cidade pode-se encontrar principalmente o comércio de materiais de construção, peças e serviços para automóveis. Os bairros também contam com estruturas de comércio. Ouricuri é cidade-pólo e seu comércio abastece a vizinhança, o que a torna um centro atacadista de alimentícios, medicamentos e vestuário.
Gostaria, Senhor Presidente, de encaminhar a todo os cidadãos de Ouricuri, meus cumprimentos pela passagem de sua emancipação política”.
Gonzaga Patriota

Problemas oriundos da seca levam políticos de Ouricuri a apoiar projeto de novo estado


Insatisfeitos com a falta de investimentos e assistência para amenizar os problemas ocasionados pela seca, políticos do Sertão do Araripe e Cariri – encabeçados pelo idealizador da adutora do Oeste, Antônio Fernando – articularam a fundação de um novo estado junto à população cearense: “Padre Cícero”, com capital em Juazeiro do Norte/CE.
“Olhei o Jornal falando sobre a seca no ano de 1877. Quase 135 anos depois, parece que o editorial é de hoje. De lá para cá, não foi praticamente feito nada em relação à estiagem. Sabemos que a seca é um fenômeno natural e sempre vai existir, porém temos tecnologias para melhor conviver com ela. O Araripe é desprezado em Pernambuco, só existe Suape, Caruaru e Petrolina. Cadê o Canal do Sertão? A duplicação da adutora do Oeste? Não ganharemos nada com a Transposição! Nossa ideia com o lançamento deste estado é ter como se desenvolver, administrando melhor a seca”, disse Antônio Fernando. (Bruno Morais)

Cármen Lúcia defende liberdade de informação nas eleições

 





A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, defendeu hoje (15), de acordo com a Agência Estado, a liberdade total de expressão nas eleições, inclusive, nas redes sociais, e afirmou que os cidadãos têm o direito de receber informações sobre tudo o que se passa durante as campanhas eleitorais. "Não há menor possibilidade de se ter eleições livres sem que a imprensa atue igualmente de forma livre e que seja levada a todos os rincões do País", disse Cármen Lúcia durante a 7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados.
No início do mês, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, já tinha se manifestado a favor da liberdade ampla de imprensa durante um seminário internacional sobre o tema. "Onde for possível a censura prévia se esgueirar, se manifestar, mesmo que procedente do Poder Judiciário, não há plenitude de liberdade de imprensa", disse. "A liberdade de imprensa ocupa, na Constituição, este pedestal de irmã siamesa da democracia", completou o presidente do STF.
Hoje, Cármen Lúcia afirmou que as eleições devem ser muito rigorosas para garantir a ética, mas extremamente livres para a democracia. "Ao cidadão, a palavra para que ele diga o que ele quer, como ele quer, do jeito que ele quer. E isso será respeitado. Afinal a Constituição Federal começa dizendo que a República Federativa do Brasil tem como fundamento a cidadania e a cidadania se exerce com liberdade, e a liberdade de expressão", declarou a presidente do TSE durante uma conferência sobre liberdade de expressão e novas mídias realizada na Câmara.
Cármen Lúcia disse ainda que "nós temos 138 milhões de eleitores, todos com suas opiniões, querendo falar, podendo falar e a Constituição garante o direito de falar, o direito de se expressar", afirmou. Autora de um voto no TSE favorável à liberação da comunicação no Twitter durante a pré-campanha, Cármen Lúcia disse que o uso das novas mídias será um dos principais desafios da eleição deste ano. Vencida no julgamento sobre o uso do Twitter, ela disse nesta terça que o papel da Justiça Eleitoral é punir excessos, abusos de poder, fraudes e corrupção. Mas nunca censurar. "Não vamos judicializar as campanhas eleitorais", afirmou.
A presidente do TSE reconheceu que imagens podem ser construídas e destruídas por meio da divulgação de informações ou leituras equivocadas. No entanto, segundo ela, não cabe à Justiça Eleitoral fazer uma censura prévia. "A Justiça Eleitoral não tem que entrar na questão a não ser naquilo que foi judicializado, para dar cumprimento à Constituição e à lei no sentido de que as eleições tenham lisura, tranquilidade, eficiência, e legitimidade", disse.

Câmara aprova criminalização de uso indevido da internet

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (15) projeto que tipifica os crimes cibernéticos. A proposta, de acordo com a Agência Brasil, estabelece que quem devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores ou ainda adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular poderá ser condenado à prisão de três meses a um ano mais multa. O projeto será agora encaminhado à apreciação do Senado Federal. A proposta é de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Atualmente, o Brasil não tem uma legislação especifica para punir as pessoas que usam de forma indevida a internet. De acordo com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), esse projeto é um dos mais importantes e contundentes. “Ele irá produzir uma mudança na utilização da internet no Brasil. Inclusive punir os criminosos que roubaram e distribuíram as fotos da atriz Carolina Dieckmann”.

O texto da proposta estabelece também que se da invasão resultar na obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais e industriais, informações sigilosas assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena será de reclusão, de seis meses a dois anos, e multa.

O projeto prevê, ainda, o aumento da pena de um terço à metade se o crime for praticado contra o presidente da República, governadores e prefeitos, presidente do Supremo Tribunal Federal, presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Assembleia Legislativa de Estado, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou de Câmara de Vereadores, ou de dirigente máximo da administração direta e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. (Magno Martins)

Números a analisar: em quem o brasileiro confia?


 A confiança da população brasileira no Poder Judiciário cresceu, mas ainda está em 42%. A confiança na Igreja Católica é compartilhada por 56% das pessoas ouvidas em pesquisa nacional da faculdade Direito GV. O Ministério Público merece a confiança de 55%, as grandes empresas de 44%, a imprensa escrita de 44%. Já as Forças Armadas têm 73% de confiança - uma liderança folgada. É um número grande, surpreendente numa situação em que não há ameaça de conflito externo. Qual a expectativa da opinião pública diante das Forças Armadas?
Uma pesquisa Gallup feita em 45 países mostra que o Brasil tem opiniões semelhantes à média internacional: as Forças Armadas são a instituição em que têm mais confiança. Já os parlamentos vão mal: 51% dizem ter pouca ou nenhuma confiança em sua atuação, contra 38% que afirmam confiar nas casas legislativas. O Gallup perguntou, aqui, se os entrevistados acreditam que o Brasil seja governado pela vontade do povo. E 83% dos entrevistados disseram que não. São números preocupantes, que merecem análise. Mas pelo menos os brasileiros não estão sozinhos nesse tipo de preocupação.. (Carlos Brickmann)

15 de maio de 2012

Pernambuco: 72 municípios em estado de emergência


O Diário Oficial de hoje divulgou uma nova lista dos municípios que decretaram estado de emergência em Pernambuco devido ao agravamento da seca. Os números indicam que 72 cidades estão sofrendo com a estiagem. Os municípios devem receber os recursos o mais rápido possível.

Ao decretar emergência, assinado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e pelo Ministério das Integrações Nacional, as cidades passam a ter direito a três políticas do governo. O Garantia-Safra, que está sendo adiantada, o Bolsa Estiagem, criado recentemente pela presidente Dilma como um complemento emergencial e a liberação do crédito para os agricultores, financiado pelo Banco do Nordeste.(Magno Martins)

Vereador de Agrestina desafia Tribunal de Contas

Wagner Gil, direto de Caruaru
O vereador Adilson Tavares, da bancada de Agrestina, mais conhecido por Gordo de Zelito, antecipou na reunião da Câmara de Vereadores da Terra do Chocalho o resultado do julgamento das contas do ex-prefeito, Josué Mendes. Segundo o parlamentar, o Tribunal de Contas do Estado "apenas emite parecer; e quem julga são os vereadores". Ele ainda tranquilizou os eleitores e correligionários de Mendes sobre a candidatura deste ano.
As contas do ex-prefeito Josué Mendes (PTB), alusivas ao ano de 2004, foram rejeitadas, mas ele conseguiu colocar novamente em votação, alegando na Justiça que não tinha apresentado defesa prévia e sequer havia sido notificado pela Câmara para apresentar defesa. Na época, Mendes tinha minoria e os vereadores alegaram seguir orientação do TCE para rejeitá-las.(Magno Martins)

Cuidado, crianças brincando!

Em breve tempo acontecerá neste despreparado país, que já foi do futebol, uma Copa do Mundo: Pelés, Ronaldos e outros tantos afirmam que será uma grande Copa. Mesmo que não seja, nenhum dos envolvidos perderá nada. Muito pelo contrário, ganharão mais notoriedade, que neste caso é dinheiro vivo.
Perderão sim os que necessitam de saúde, educação, segurança, emprego e outros penduricalhos que aos olhos de nossos dirigentes já nos fartam por serem no instante disponíveis.
Se extraídos e terminantemente dispensados os superlativos de “maiores” e “melhores do mundo” que pessimamente aconselha a nós os brasileiros, não só mais modestos seríamos. Seriamos também menos extravagantes em absurdos dispêndios com essa desnecessária fartura de estádios de futebol.
Melhor seria se fossem aplicados essas montanhas de dinheiro de todos nós, não para enricar empreiteiros e “Fifas” da vida, mas na formação de possíveis Nobéis - se universidades para isso aqui houvesse! A íntegre deste artigo, do escritor Lino Perrelli, você confere no menu Opinião. Vale a pena!

Jarbas pede fim do voto secreto para cassação de mandatos


 
 O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foi hoje (15) à tribuna cobrar que a Presidência do Senado Federal coloque em votação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) № 38/2004, que determina o fim do voto secreto para cassação de mandatos parlamentares pelo plenário da Casa. “É de fundamental importância para a afirmação do Senado que essa matéria seja levada a votação antes que seja submetido a este Plenário o processo de cassação do senador Demóstenes Torres”.

De acordo com o parlamentar, “é incompreensível” que um assunto votado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça em junho de 2010 “dependa exclusivamente da boa vontade da presidência para ser votada”.

Jarbas disse ainda que o instituto do sigilo nas votações é típico de países que passaram por períodos ditatoriais. “O Brasil já superou essa fase, já venceu esse trauma. Nossa democracia exige transparência e responsabilidade. Os eleitores querem saber como votam seus representantes”, disse o senador. (Magno Martins)

Comissão do Senado aprova aposentadoria especial para garis

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (15) projeto de lei que qualifica o trabalho de limpeza urbana como insalubre e garante aposentadoria especial aos funcionários da limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo após 25 anos de serviço, segundo informações do portal G1. Sem necessidade de passar pelo plenário, o projeto foi aprovado pela comissão em caráter terminativo e agora segue para a Câmara dos Deputados.
O senador João Ribeiro (PR-TO), relator do projeto, define que “o trabalho em contato permanente com o lixo urbano (coleta, varredura de ruas e industrialização) apresenta características de insalubridade, pois é uma atividade que, por suas condições ou métodos de trabalho, expõe os empregados a agentes nocivos à saúde”. O adicional de insalubridade será concedido de acordo com avaliação, que será classificada em graus máximo, médio e mínimo.

Comissão Nacional da Verdade será instalada amanhã

O PRB anunciou ontem (14) que dará apoio à pré-candidatura à reeleição do prefeito Albérico Rocha (PR) na cidade de Iguaracy. Segundo o site de Nill Júnior, a decisão foi tomada durante reunião realizada no diretório regional do PRB no Recife.

O prefeito chegou ao local acompanhado do presidente municipal do PRB, Oracildo Batista, e foram recebidos pelo presidente regional do partido, o deputado federal Vilalba, pelo vice-presidente Renato Cruz, e pelo secretário geral Ivo Maia. “Vilalba afirmou que Albérico é um prefeito que trabalha muito pelo futuro da cidade, e merece ser reeleito e que pode contar com o apoio PRB para o novo desafio que se aproxima”. (Magno Martins)

Dilma virá conferir situação de áreas afetadas pela seca


A presidenta Dilma Rousseff deve visitar Pernambuco nos próximos dias para acompanhar de perto o início das obras de implantação da Fiat e para visitar as áreas afetadas pela estiagem que castiga a região. A informação foi dada pelo governador Eduardo Campos logo depois de uma reunião com a presidente, ao final de solenidade realizada no Palácio do Planalto.

'Foi uma conversa muito descontraída. Não havia nada marcado, mas a presidenta me convidou para ir ao seu gabinete onde tratamos de vários assuntos, mas principalmente de questões relacionadas com a economia e sobre os efeitos da seca', contou o governador. Eduardo fez um relato das dificuldades vividas pela população na estiagem e convidou a presidenta para ver de perto questões como a falta d'água para populações rurais e rebanhos. 'Ela mandou marcar a viagem e deveremos ter esta confirmação brevemente', revelou.
 
O governador pernambucano também pediu à presidente um olhar sobre a questão do endividamento dos agricultores familiares do Nordeste junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 'São mais de 500 mil pessoas inadimplentes, sem poder contratar pelo programa', alertou. Eduardo também aproveitou para elogiar o programa Brasil Carinhoso. 'Isso bate como uma luva com as necessidades da população nordestina do semiárido. Muito importante esta iniciativa', avaliou Campos.

Curtas e boas...


Mudo e surdo - Carlinhos Cachoeira vai depor, hoje, na CPI mista do Congresso instalada para apurar os seus tentáculos, mas não dirá uma só palavra por orientação dos seus advogados. Todos os integrantes da Comissão sabem disse, mas ninguém até o momento tomou a iniciativa para evitar o constrangimento.

Sem retrovisor - Único representante nordestino na Comissão da Verdade, criada pelo Congresso e formada pela presidente Dilma, o jurista José Paulo Cavalcanti concorda com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando diz que o trabalho do grupo visa buscar a verdade e a reconciliação, nunca a vingança. “Vamos olhar para frente”, diz Cavalcanti.
Marcha em Brasília - Prefeitos de todo o País se mobilizam hoje e amanhã em Brasília em mais uma marcha em defesa da distribuição dos royalties, proposta parada no Congresso por falta de acordo entre Estados produtores e não produtores. Os gestores também reclamam do piso nacional unificado, especialmente dos professores, que, segundo eles, deve ser pago, mas com ajuda federal. 
MEDIDAS– O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, passou o dia, ontem, em Brasília, fazendo articulações com relação às medidas tomadas pela União no combate à seca. A maior preocupação diz respeito a não aprovação ou liberação da linha de crédito para financiamento de ração.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Nos municípios pernambucanos, promotor manda mais do que o prefeito?
"O homem não se estabelecerá pela impiedade, mas a raiz dos justos não será removida". (Provérbios 12:3) (Magno Martins)

Sombra de Lula por trás de Dilma na briga com bancos


 Ninguém tomou o lugar do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci como conselheiro estratégico da presidenta Dilma Rousseff, esclarece Tales Faria, no blog Poder Online. ''Nem seu amigo pessoal, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, nem o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nem o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, assumiram o posto. Apenas o ex-presidente Lula se tornou mais indispensável. Dilma Rousseff, aliás, discutiu detalhadamente com Lula sua estratégia de enfrentamento dos bancos privados, a fim de obrigá-los a baixar as taxas de juros. O momento de alta popularidade mesclado com a crise europeia foi escolhido a dedo pelos dois.''
(Magno Martins)

Dilma: baixa nos juros e subida nas pesquisas


 Dilma Rousseff recebeu esta semana o resultado de uma pesquisa indicando que a pressão para os bancos reduzirem as taxas de juros foi muito bem-vista pelos brasileiros. Em outras palavras, a dura resultou no maior retorno popular a uma medida de governo desde que o PT chegou ao poder. Paradoxalmente, os banqueiros também ficaram satisfeitos com esse ganho político. Esperam que assim, já saciada, a presidenta não vá além do que já foi na guerra contra os juros.(Ricardo Boechat - Época)
 

Cariri Filho passa a integrar Sistema Grande Rio de Comunicação





A rádio Voluntários da Pátria AM, rádio afiliada do Sistema Grande Rio de Comunicação, ganha um grande reforço para o setor de Jornalismo a partir desta segunda-feira (14): o renomado e experiente comunicador Cariri Filho. Ele vai dividir a apresentação do programa Nossa Voz Meio Dia – líder de audiência na região do Araripe – com o radialista Emanuel Cordeiro e fará cobertura para o site da Grande Rio FM com reportagens sobre o sertão do Araripe. (Cariri Filho)

cariri-emanuel-vp.JPG

“Foi uma honra ter recebido esse convite para integrar a equipe Nossa Voz a partir da Rádio Voluntários da Pátria AM. Estamos chegando e prometo que haverá uma soma muito grande, procurando a informação e levando aos ouvintes da região com imparcialidade. Esse é um desafio que estou abraçando e em parceria, faremos um jornalismo de credibilidade – ouvindo sempre os dois lados da moeda”, destacou Cariri, que também é editor do blog http://tribunacariri.com.br. O Nossa Voz Meio Dia vai ao ar das 12h às 13h, de segunda a sexta-feira.

14 de maio de 2012

Ariano Suassuna receberá medalha “Ana das Carrancas”


A presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, vereadora Maria Elena Alencar, concede amanhã (15), a medalha “Ana das Carrancas” ao poeta e secretário especial do governador Eduardo Campos, Ariano Suassuna. De acordo com o blog da Josélia, a solenidade será no gabinete da presidente da Casa, às 16h e contará com a presença de muitos vereadores, convidados e a imprensa.
Ariano ocupa desde 1990 a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele é dramaturgo, advogado, professor, teatrólogo e romancista, além de grande defensor da cultura do Nordeste e autor das peças Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, entre tantas outras.
Após a entrega da comenda, o poeta e dramaturgo Ariano Suassuna visitará as dependências do Espaço Cultural da Câmara de Petrolina, palco de grandes exposições, inclusive, a dos 100 anos de Luiz Gonzaga, que recebeu a visitação de mais de 2.500 pessoas. (Magno Martins)

O Futuro que Queremos

O Futuro que Queremos é uma iniciativa para mostrar o que nós – cidadãos do mundo – queremos para nossas vidas e nossas comunidades daqui a vinte anos.
No próximo mês de junho, líderes mundiais irão se reunir no Rio de Janeiro, Brasil, para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada Rio+20. Serão consideradas ações para alcançar um mundo mais sustentável – um mundo onde temos menos pobreza e uma melhor qualidade de vida, onde podemos desfrutar uma melhor segurança, e podemos lidar com os difíceis desafios como mudanças climáticas, rápida urbanização e uma crescente necessidade de recursos à expansão da população global. A Conferência procura realizar esses objetivos:
  • Estimulando ações que possam ajudar pessoas e países a seguir adiante rumo a uma economia mais verde que promoverá mais empregos, maior prosperidade, menos pobreza e a garantia de que viveremos em comunidades decentes e seguras.
  • Melhorando a forma como gerimos os desafios de desenvolvimento sustentável em um nível internacional.
A iniciativa O Futuro que Queremos usará tecnologias de comunicação moderna, incluindo as mídias sociais e a Internet, para engajar pessoas em todo o mundo numa conversa global sobre o tipo de futuro que eles gostariam de ver para suas cidades, vilarejos e bairros.
No entanto, devemos escutar também aqueles que não têm acesso à Internet.
O Kit de Conversação O Futuro Que Queremos oferece sugestões sobre como envolver pessoas de todas as idades em todos os países para entrar nessa conversa global com as ferramentas que elas possuem.
COMO PARTICIPAR
Envie-nos seus pensamentos sobre como seria o futuro num mundo mais sustentável, particularmente para você, sua família e seus vizinhos. Queremos que você seja realista sobre os problemas que você enfrenta e precisa superar. No entanto, queremos também que você seja esperançoso, positivo e construtivo. Aqui estão alguns dos meios para participar na conversa global:
Se você é usuário da Internet, acesse www.futurewewant.org para instruções. Se você não é usuário da Internet, nos envie suas ideais em qualquer dessas seguintes plataformas:
  • Vídeos ou fotografias de assuntos que você deseja sobre sua comunidade – ou assuntos que você pensa que ainda serão parte da vida daqui a 20 anos;
  • Vídeos ou gravações em que você contará suas ideias;
  • Desenhos;
  • Cartas ou curtas redações (300 palavras ou menos).
Ideias podem ser individuais ou produzidas em projetos de escola, reuniões de comunidade, grupos sociais ou pesquisas informais na sua comunidade. Cabe a você escolher.
AQUI ALGUMAS QUESTÕES PARA COMEÇAR A PENSAR SOBRE O FUTURO
  1. Imagine que em 2030 sua comunidade, vizinhança ou vilarejo seja o lugar onde você e sua família desejam morar. O que lhe parece? Como esse lugar está lidando com questões como água, energia, saneamento, empregos, saúde pública e segurança;
  2. Imagine que sua comunidade reflita sua cultura, seus valores e suas tradições. Não necessariamente ela se parece com sua comunidade hoje, ou com comunidades de outros países. O que é único e especial sobre o lugar que você e sua família morarão em 2030?
  3. Quais são as três coisas que você mais ama sobre sua comunidade hoje – o que você quer continuar a ver no futuro? Quais as três coisas que você mais quer mudar?
  4. Imagine que você tenha uma reunião privada com o líder de seu país ou com o Secretário-Geral das Nações Unidas, ou com um reverenciado ancião de sua cultura ou fé. Ele ou ela lhe perguntam: “Quais três ações você gostaria de pedir aos líderes mundiais para serem feitas hoje para ajudar a alcançar um melhor amanhã?” Você pode dizer tudo que quiser. Qual a sua reposta?
  5. Imagine que você tenha um reunião privada com um dos mais poderosos líderes do setor empresarial. Ele ou ela lhe perguntam: “Se você pudesse mudar uma coisa sobre como indústrias e empresas estão contribuindo para o mundo, o que seria?” Qual seria sua resposta?
COMO SUAS IDEIAS IRÃO CONTRIBUIR PARA O FUTURO QUE QUEREMOS
Em março e abril de 2012, as ideias recebidas de pessoas em todo o mundo serão compiladas e revistas por uma equipe de especialistas. Encontraremos os temas, esperanças e aspirações em comum. Baseadas nessas ideias, iremos desenvolver vídeos e outros produtos para mostrar claramente como seria um futuro sustentável daqui a 20 anos a partir da perspectiva de diferentes culturas e países. Exibiremos essas visualizações na Conferência das Nações Unidas no Rio, e depois por todo o mundo.
Na verdade, essas visões serão a voz de pessoas do mundo, mostrando aos nossos líderes o mundo que queremos que eles nos ajudem a criar.
COMO SUBMETER SUAS IDEIAS SE VOCÊ NÃO TEM ACESSO À INTERNET
Por favor, enviá-los para:
Centro de Informação das Nações Unidas – UNIC Rio | Palácio Itamaraty
Av. Marechal Floriano, 196 – CEP 20080-002 | Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Telefone é criado para atender vítimas da seca em Pernambuco

Setenta municípios pernambucanos já decretaram estado de emergência devido à seca que tem arrasado o interior pernambucano. Para atender as vítimas da estiagem, começou a funcionar na última segunda-feira (14), o telefone 0800 2812 090.
O serviço promovido pelo Comitê Integrado de Combate à Seca está disponível das 07h às 19h e é gratuito. Por meio do telefone, os atendentes vão prestar informações oficiais sobre as ações de apoio às comunidades afetadas pela seca no estado. (Carlos Britto).

Contas, dívidas, gastos: como ter controle da sua vida financeira?

Manter as finanças em ordem está entre os principais desafios dos consumidores. Mas sair do vermelho, se livrar das dívidas e ter uma sobra financeira ao final do mês não é impossível. A dica do consultor jurídico e autor do livro "Dívidas? Tô Fora!", Ronaldo Gotlib, é pensar nas suas despesas e receitas como se você fosse uma empresa.
"Se o consumidor tiver o espírito de uma empresa, consegue ter mais sucesso com suas contas", diz Gotlib. Na prática, para ter controle absoluto das contas, é preciso colocar no papel todos os seus gastos diariamente. Isso será importante, pois o que destrói o orçamento de qualquer um são os gastos variáveis e os inesperados.
Os desembolsos com aluguel, financiamento de imóvel e automóvel, com as contas de água, luz, telefone e escola dos filhos são gastos muito claros e previsíveis, ou seja, já temos fixado em nossas mentes que, no durante o mês, teremos de lidar com eles. Mas os demais gastos, que ocorrem independentemente dos nossos planos, nem sempre são considerados e são justamente eles que podem atrapalhar tudo. (msn)

A empresa onde você trabalha está sendo monitorada? Veja os limites dessa vigilância


Utilizada para zelar pela segurança de um ambiente, as câmeras de vigilância têm sido adotadas por empresas de todo o País. O problema, no entanto, é que nem sempre esse sistema tem sido empregado de forma correta, sendo implantado também para vigiar mais atentamente os contratados de uma organização - e é aqui que mora o problema!

De acordo a advogada trabalhista e previdenciária do Cenofisco, Rosania de Lima Costa, apesar de não haver na legislação atual brasileira alguma determinação que especifique os termos do monitoramento em ambientes de trabalho, a Justiça não costuma ser muito amigável com os empregadores que implantarem sistemas de vigilância com tal intenção.
"Se o profissional perceber que o gestor está utilizando a câmera para monitorá-lo e controlá-lo, o mesmo pode processar a companhia por assédio moral", explica Rosania.