30 de agosto de 2012

Representante do PT de Santa Filomena (PT) alerta eleitorado contra suposta compra de votos


Preocupada com o andamento da campanha municipal no município de Santa Filomena (PE), sertão do estado, a representante do PT local, Isabel Cristina Jacinto, chama atenção da justiça eleitoral e, principalmente do eleitorado, para ficar atento e denunciar qualquer tentativa de compra de votos.
Confiram o artigo dela:
O Partido dos Trabalhadores de Santa Filomena é contra a COMPRA DE VOTOS, essa prática ilícita e danosa para o desenvolvimento de uma cidade.
Conclamamos a Justiça Eleitoral e demais autoridades competentes que fiscalizem o processo eleitoral na cidade, assegurando o cumprimento das leis e ressignificando o conceito de que “Santa Filomena é uma terra sem lei, onde quem manda é o dinheiro”.
A compra de votos constitui crime eleitoral, previsto na lei das eleições Nº 9054/2007, art. 41. Quem compra voto pode ser punido com até quatro anos de prisão e multa. Para os políticos a punição implica na perda de mandato.
O que podemos fazer para que o município possa vivenciar uma Campanha Eleitoral “limpa”, justa e ética? O que podemos fazer para que a lei seja cumprida?
Ao comprar voto, o político desrespeita a lei e desvaloriza o ser humano. O voto é exercício da cidadania. É um instrumento de transformação social. Quando o voto é comercializado, o processo de escolha para a Gestão do município fica deficiente, a comunidade em geral tem seus direitos negados e todos ficam impossibilitados de reivindicarem uma atuação que contemple as necessidades do povo e gere desenvolvimento no município. Na verdade o povo acaba recebendo, em troca do seu voto, o que de direito já deveria ser seu.
Afinal, quanto vale um voto para quem compra? Uma limpeza no Barreiro? Uma ponta de estrada? Uma mesada de bebida? R$ 200,00 ou R$ 800,00? Alguns carros pipas? Uma cirurgia? um emprego “secreto”? Uma promessa para depois da eleição? Troca de favores?
A compra de voto é crime. Atentado contra a democracia e contra a administração pública. O PT de Santa Filomena repudia firmemente essa prática. VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA.
Isabel Cristina Jacinto/Representante do PT – Santa Filomena (PE)  
(Blog do Carlos Britto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário