20 de agosto de 2012

Celpe vai intensificar combate a ligações clandestinas


“Fazer macaco é como ter uma bomba em casa – uma hora ela vai explodir”. É com esse slogan que a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lança hoje uma campanha de combate às ligações ilegais e às fraudes no fornecimento de energia elétrica. A iniciativa tem o objetivo de esclarecer as pessoas sobre os riscos de realizar os gatos (ligações irregulares) e os prejuízos provocados pelo furto de energia.


Segundo a Celpe, as práticas irregulares correspondem à perda de 18% de toda a energia posta na rede de distribuição. Por ano, “a Celpe realiza 200 mil inspeções em todo o Estado para identificar e regularizar medidores fraudados ou danificados, além de aplicar blindagens na rede que dificultam a ação dos fraudadores. Diariamente, mais de 300 colaboradores atuam no trabalho de fiscalização de campo.” – diz comunicado de divulgação da campanha.
Entre os problemas ocasionados pelas ligações irregulares estão a sobrecarga do sistema, interrupções do fornecimento de energia, queima de eletrodomésticos, além do risco de incêndios. O furto de energia é crime previsto no Código Penal (artigo 155), com pena de um a quatro anos de prisão. As denúncias podem ser feitas gratuitamente por meio do telefone 0800 081 0120, não é necessário se identificar.
Fonte: Diário de Pernambuco – Com informações da Celpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário