25 de setembro de 2012

Escultura da Mãe d'água é chamada de Iemanjá e incita o preconceito religioso em Petrolina

 
Na última semana um blog local publicou uma matéria onde afirma que o prefeito de Petrolina e candidato à reeleição pelo PMDB, Júlio Lóssio, havia "encomendado" ao artista plástico Lêdo Ivo uma escultura em homenagem a Iemanjá (Orixá no Candomblé e na Umbanda). Até aí tudo bem, o problema é que essa matéria despertou a ira de alguns religiosos e entre os comentários, alguns se mostram mais "radicais" afirmando que Lossio estaria fazendo uma "macumba" para ganhar as eleições municipais deste ano e desrespeitando os cristãos.
O mais interessante é que, em dezembro do ano passado, o mesmo blog divulgou uma declaração feita pelo artista plástico. E, na introdução à resposta, o próprio blog explica que a intenção de Lêdo Ivo seria de fazer uma escultura da “Mãe D’água”, um dos seres folclóricos mais conhecidos da região, assim como o Nego D'água.
No entanto, o artista já sabia que a obra "despertará a amargura de uma pequena minoria pessimista. No entanto eu sei que Petrolina tem uma MAIORIA que ama a ARTE e a CULTURA". O que talvez ele não havia previsto que é sua obra seria usada para incitar o preconceito religioso em Petrolina e tentar afastar os eleitores "cristãos" do candidato à reeleição Julio. 
Será mesmo que em véspera de eleição tudo pode? 
(Daniel Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário