26 de setembro de 2012

Pesquisa revela dados inéditos sobre o câncer de mama no Nordeste


4a22738bd2780e53a7803e7c85c6b00c.jpg
Luiza Brunet, embaixadora da Avon, ao lado do secretário de saúde de Pernambuco, Antônio Carlos, e do médico do Inca Ronaldo Correa
Foto: Newman Homrich/Divulgação

Uma pesquisa realiza pelo Instituto Avon em parceria com o Data Popular revelou dados inéditos sobre o câncer de mama no Nordeste. Segundo o estudo, a maior causa para não fazer o exame, com 31%, que detecta a patologia é a vergonha entre as nordestinas. Já nacionalmente, o medo de descobrir a doença faz com que 50% não façam a mamografia.

Os números do Nordeste também apontaram que quatro entre dez mulheres acham que não podem desenvolver a doença e 82% acreditam que não tem cura. Um dado que preocupou os médicos foi que, das que vão regularmente ao ginecologista, apenas 51% já se subteram a teste - mesmo aquele manual - para detectar nódulo, algo que deveria sempre realizada nas consultas.

Em todo o Brasil, quando perguntadas qual a pior doença que alguém poderia ter, 60% das mulheres e 56% dos homens responderam que era o câncer. Em segundo lugar ficou a Aids, seguida por infarto e derrame.

FIM DO RELACIONAMENTO - Falando no sexo masculino, uma das novidades dessa pesquisa foi que, pela primeira vez, perguntaram o que eles achavam sobre a patologia. Quase 40% deles disseram que o câncer de mama na mulher por dar um fim ao relacionamento e 75% concordaram que a doença acaba com a vaidade da mulher.

MUTIRÃO E HOSPITAL - Presente à coletiva, o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, também estava presente. Ele falou que em 2013 será realizado um mutirão para garantir toda linha de diagnóstico da doença (mamografia, ultrassonografia e biopsia) para as mulheres pernambucanas. Além disso, também em 2013, será inaugurado o primeiro Hospital da Mulher do Estado, em Caruaru.

Durante a coletiva de imprensa na qual a pesquisa foi apresentada, a ex-modelo Luiza Brunet, que estava presente, foi anunciada como embaixadora do Instituto Avon. "A mulher é o pilar da família e deve ser tratada com amor e carinho. É importante fazer mamografia, pois a prevenção ainda é o melhor remédio," disse Brunet.
O Recife foi escolhido para ser sede do evento central da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama. Nos dias 20 e 21 de outubro serão realizados gratuitamente no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, palestras, espaço saúde, espaço beleza e duas unidades móveis para exames em diversas mulheres, entregando o resultado no mesmo dia. Além disso, às 11h, ocorrerá um show da banda Teatro Mágico.

Luiza Brunet já confirmou presença para o último evento da campanha, a Corrida e Caminhada Avon contra o Câncer de Mama, na Avenida Boa Viagem, no dia 21 de outubro. As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas pessoalmente nas unidades da Academia Hi, na Universidade de Pernambuco ou no Parque Dona Lindu, onde ocorrerá a largada. O dinheiro arrecadado será convertido para projetos e ações do instituto. (NE10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário