14 de maio de 2012

Contas, dívidas, gastos: como ter controle da sua vida financeira?

Manter as finanças em ordem está entre os principais desafios dos consumidores. Mas sair do vermelho, se livrar das dívidas e ter uma sobra financeira ao final do mês não é impossível. A dica do consultor jurídico e autor do livro "Dívidas? Tô Fora!", Ronaldo Gotlib, é pensar nas suas despesas e receitas como se você fosse uma empresa.
"Se o consumidor tiver o espírito de uma empresa, consegue ter mais sucesso com suas contas", diz Gotlib. Na prática, para ter controle absoluto das contas, é preciso colocar no papel todos os seus gastos diariamente. Isso será importante, pois o que destrói o orçamento de qualquer um são os gastos variáveis e os inesperados.
Os desembolsos com aluguel, financiamento de imóvel e automóvel, com as contas de água, luz, telefone e escola dos filhos são gastos muito claros e previsíveis, ou seja, já temos fixado em nossas mentes que, no durante o mês, teremos de lidar com eles. Mas os demais gastos, que ocorrem independentemente dos nossos planos, nem sempre são considerados e são justamente eles que podem atrapalhar tudo. (msn)

Nenhum comentário:

Postar um comentário