18 de maio de 2012

Ipubi: Furtos de água são flagrados na região atingida pela seca em PE

A Polícia Militar (PM) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) flagraram nesta quarta-feira mais dois furtos de água na região atingida pela seca em Pernambuco. A prática tornou-se mais frequente com a estiagem e o objetivo do governo é evitar que o delito prejudique o abastecimento das cidades do agreste e do sertão. A operação para investigar os abusos foi iniciada há oito dias e deverá se prolongar por três meses. A quantidade desviada era suficiente para abastecer, por um dia, uma cidade de 40 mil moradores.

O furto foi descoberto em Ipubi, a 662 quilômetros de Recife, onde a água desviada da adutora do Oeste abastecia duas fábricas de placas de gesso. Segundo o Diretor de Negócios do Sertão da Compesa, os proprietários das duas indústrias não foram localizados, mas serão notificados a prestar contas à polícia.

A operação – que conta com o apoio da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga da PM – já detectou furto de água em outros três municípios, todos localizados no semi-árido, região onde todas as cidades estão em estado de emergência e o gado já começa a morrer de forme e sede. Também falta água para consumo humano, embora as prefeituras estejam mobilizando carros-pipa e o governo de Pernambuco tenha disponibilizado 800 desses veículos para a população castigada pela seca.

Os furtos em Ipubi foram observados na chamada adutora do sertão, que tem 600 quilômetros de extensão e abastece cerca de 200 mil pessoas. Ela encontra-se em ampliação para atingir mais 70 mil. (Cariri Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário